• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-05032021-112842
Document
Auteur
Nom complet
Márcio Modesto Homem
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera (Président)
Bomfim, Cássia Carrascoza
Costa, Fabiano Araujo
Titre en portugais
Altamiro Carrilho e o LP Depoimento do Poeta, de Nelson Cavaquinho(1970): extemporização e recorrências interpretativas em processos integrados de criação musical
Mots-clés en portugais
Altamiro Carrilho
Extemporização
LP Depoimento do Poeta
Música Popular
Nelson Cavaquinho
Teoria das Músicas Audiotáteis
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo investigar os processos que envolvem a produção e as performances contidas no histórico LP Depoimento do Poeta, o primeiro do compositor Nelson Cavaquinho, lançado em 1970. Abordamos, com o auxílio de pesquisa em periódicos, as trajetórias de Nelson Cavaquinho e Altamiro Carrilho anteriores à gravação do LP, bem como discutimos o forte caráter documental do disco, evidenciando o entorno sociocultural e os diversos mediadores envolvidos em sua concepção e produção. Apresentamos a terminologia e os conceitos provenientes da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA), conforme proposto originalmente pelo musicólogo italiano Vincenzo Caporaletti, dentre os quais destacamos o conceito de extemporização, uma alternativa a certos momentos de liberdade interpretativa não adequadamente representados pela noção comum de improvisação. Relevamos a atuação do flautista e diretor musical do disco Altamiro Carrilho a partir das recorrências interpretativas fundamentadas em processos de extemporização, manifestos tanto na criação de introduções e codas para os sambas, desenvolvimento de solos e inserção frequente de ornamentação. Este eixo contempla também as estruturas formais dos sambas de Nelson Cavaquinho. Desta forma, espera-se contribuir com a pesquisa em música popular a partir de uma perspectiva de análise integrada de procedimentos interpretativos, biográficos, antropológicos, cognitivos-táteis e teórico argumentativos, dispostos em torno do LP Depoimento do Poeta e de seus artistas.
Titre en anglais
Altamiro Carrilho and the LP Depoimento do Poeta, by Nelson Cavaquinho (1970): extemporization and interpretive recurrences in integrated musical creation processes
Mots-clés en anglais
Altamiro Carrilho
Extemporization
LP Depoimento do Poeta
Nelson Cavaquinho
Popular music
Theory of Audiotactile Music
Resumé en anglais
This work aims to research the processes involving the production and performances contained in the historic LP Depoimento do Poeta, the first by the composer Nelson Cavaquinho, released in 1970. We approach, with the help of periodical research, the trajectories of Nelson Cavaquinho and Altamiro Carrilho prior to the recording of the LP, as well as discussing the strong documentary character of the disc, showing the socio-cultural environment and the various mediators involved in its conception and production. We present the terminology and concepts derived from the Theory of Audiotactile Music (TAM), as originally proposed by the Italian musicologist Vincenzo Caporaletti, among which we highlight the concept of extemporization, an alternative to certain moments of interpretive freedom not adequately represented by the common notion of improvisation. We highlight the performance of the flutist and musical director of the album Altamiro Carrilho from the interpretative recurrences based on extemporization processes, manifested both in the creation of introductions and codas for the sambas, development of solos and frequent insertion of ornamentation. This also includes the formal structures of Nelson Cavaquinho's sambas. Thus, it is expected to contribute to research in popular music from a perspective of integrated analysis of interpretative, biographical, anthropological, cognitive-tactile and theoretical argumentative procedures, arranged around the LP Depoimento do Poeta and its artists.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MarcioModestoHomem.pdf (14.48 Mbytes)
Date de Publication
2021-03-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.