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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-02042024-113128
Document
Auteur
Nom complet
Letícia de Queiroz Bertelli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Pinto, Ivan Vilela (Président)
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Machado, Regina
Marques Neto, Pedro
Souza, Josiley Francisco de
Titre en portugais
Da inventiva ao papel: Oralidade e escrita na obra de Elomar Figueira Mello
Mots-clés en portugais
Elomar Figueira Mello
ópera brasileira
oralidade
partitura
Resumé en portugais
Percorrer o território inventivo de Elomar, caminhar ao seu lado pelas fendas do tempo de seus sertões para ouvir as narrativas que marcaram o chão do seu estradar. Compreendê-lo pelas marcas de suas experiências para então buscar os elos que o ligam a outros cantadores em sentidos mútuos de pastorear palavras. Ouvi-lo, ouvir a obra, ouvir aqueles que construíram os saberes que alicerçam os caminhos teóricos de nossa pesquisa no campo das oralidades e escritas. Nosso trabalho coloca a partitura, especialmente em Elomar, como um instrumento a ser revisto e relativizado. Para tanto, discorremos sobre como se dão os ajustes necessários para representar as várias linguagens presentes na obra, tratando especificamente características de sua oralidade, e buscamos ampliar as possibilidades de leitura a partir da contextualização das musicalidades impressas. Reunindo a diversificada produção acadêmica sobre sua obra e colaborando com novas análises, nossa abordagem conduziu a duas perspectivas: a primeira, de que a figura deste cantador narrador persiste no tempo em tradições renovadas quanto a linguagens e meios de comunicação, incluindo a partiturização. E a segunda, na visão de que sua ópera, como ampliação do discurso narrativo de seu cancioneiro, se presentifica não dentro da tradição do gênero europeu, mas como forma genuinamente brasileira de continuidade da tradição romanceira, ainda que tendo em seu horizonte as salas de concerto.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Brazilian opera
Elomar Figueira Mello
orality
sheet music
Resumé en anglais
Traveling through Elomar's inventive territory, walking by his side through the cracks of time in his sertões (hinter lands of Brazil) to listen to the narratives that marked the ground of his road. Understand him through the marks of his experiences to then look for the links that connect him to other singers in mutual senses of shepherding words. Listening to him, listening to his work, listening to those who built the knowledge that underpins the theoretical paths of our research in the field of orality, narratives and writing. Our research places the score, especially in Elomar, as an instrument to be revised and relativized. To do so, we discuss how the necessary adjustments are made to represent the various languages present in the work, specifically addressing characteristics of its orality, and we seek to expand the possibilities of reading from the contextualization of printed musicalities. Bringing together the diverse academic production on his work and collaborating with new analyses, our approach led to two perspectives: the first, that the figure of this narrator singer persists in time in renewed tradition in terms of languages and means of communication, including the score. And the second, in the view that his opera, as an expansion of the narrative discourse of his cancioneiro, is present not within the tradition of European opera, but as a genuinely Brazilian form of continuity of the romance tradition, even though having in its horizon the theaters of concert.
 
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Date de Publication
2024-04-02
 
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