• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-02032021-164846
Documento
Autor
Nombre completo
Wilson Pontes Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Souza, Susana Cecilia Almeida Igayara de (Presidente)
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Fonseca, Genaro Alvarenga
Santos, Jane Borges de Oliveira
Vieira, Carlos Eduardo da Siva
Título en portugués
Transmissão oral e arte lírica paulistana: narrativas sobre os modelos de ensino-aprendizagem de Leila Farah, Hermínia Russo e Isabel Maresca 
Palabras clave en portugués
Arte Lírica
Ensino de canto
Hermínia Russo
Isabel Maresca
Leila Farah
Resumen en portugués
A presente tese de doutorado propõe investigar os modelos de ensino-aprendizagem não formais apresentados pelas professoras Leila Farah (1923-2004), Hermínia Russo (1903-2002) e Isabel Maresca (1941-2019) a partir dos relatos de seus respectivos alunos aqui selecionados. A relevância do tema justifica-se pelos seguintes motivos: (a) a germinal institucionalização do ensino do canto no Brasil (FÉLIX, 1997); (b) as leituras conflitantes sobre as várias escolas estéticas também relacionadas ao ensino do canto lírico (MILLER, 1997); (c) a força da tradição e a oralidade no ensino do canto lírico desacompanhadas de uma produção literária sobre o tema (PONTES JÚNIOR, 2015); (d) a falta de documentação a respeito desses modelos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no País (PESSOTTI, 2007; SANTOS, 2011); (e) o resgate da memória e da metodologia de ensino de importantes personalidades do meio musical de São Paulo-SP (BINDER; CASTAGNA, 1998). Objetiva-se, assim, analisar narrativas sobre as mencionadas escolas, bem como levantar novas fontes documentais sobre o tema. Também busca-se avançar na literatura sobre o canto lírico no estado de São Paulo. Resgatam-se, como base teórica, ferramentas metodológicas da história oral do tipo temática, conforme os estudos de Meihy (2005). A tese ainda se vale da proposta da musicologia crítica para entender a interligação dos fenômenos musicais com aspectos sociais do momento estudado, conforme propõem Beard e Gloag (2005), Abbate (1993) e Kerman (1985). O corpus é composto por entrevistas feitas com seis alunos cantores, além de documentos como fotos, anotações e gravações. Por conseguinte, esta pesquisa retoma um material ainda não inscrito na história do canto no Brasil e em sua respectiva literatura, visto que o ensino musical do canto lírico no Brasil, do ponto de vista formal, é recente, de acordo com os levantamentos de Félix (1997), Leeuwen (2009) e Mariz (2013). Da presente pesquisa, conclui-se que ainda que há um campo de ensino-aprendizagem não formal do canto lírico, na cidade de São Paulo. Tal campo é caracterizado pela transmissão oral e por seus/suas professores/as responsáveis.
Título en inglés
Oral transmission and lyrical art from São Paulo: narratives about the teaching-learning models of Leila Farah, Herminia Russo and Isabel Maresca
Palabras clave en inglés
Hermínia Russo
Isabel Maresca
Leila Farah
Lyrical art
Singing teaching
Resumen en inglés
The present doctoral thesis proposes the investigation of the non-formal teaching-learning processes presented by Leila Farah (1923-2004), Hermínia Russo (1903-2002) and Isabel Maresca (1941-2019), by the descriptions given by their students. The relevance of the subject lies on the following purposes: (a) the germinal institutionalization of the teaching of singing in Brazil (FÉLIX, 1997); (b) the conflicting essays about the various aesthetical schools also related to the teaching of lyrical singing (MILLER, 1997); (c) the strength of tradition and orality on the teaching of lyrical singing detached from literature production about the topic (PONTES JÚNIOR, 2015); (d) the lack of documentation regarding these teaching-learning processes developed in Brazil (PESSOTTI, 2017; SANTOS, 2011); (e) the retrieval of the memory and methodology of remarkable personas of the musical field in São Paulo-SP (BINDER; CASTAGNA, 1998). Therefore, this work intends to analyze narratives about the aforesaid schools, as well survey new documental resources about the topic. It also intends to progress in the literature regarding lyrical singing in São Paulo. As theory basis, methodological tools of the oral history about this theme is retrieved, in accordance with Meihy studies (2005). Furthermore the current study relies on the proposals of critical musicology to understand the relation of the musical phenomena with social aspects of the historical moment studied, as proposed by Beard and Gloag (2005), Abbate (1993) and Kerman (1985). The corpus of this work is composed by interviews with six singing students, as well as documents, as pictures, notes, recordings etc. Therefore, this research retrievals material yet not registered in the history of singing in Brazil and its respective literature, once the singing teaching in the country, by the formal perspective, is recent, according to the work of Félix (1997), Leeuwen (2009) and Mariz (2013). Under the conditions of this research, one can conclude that there is a non-formal teaching-learning field of lyrical singing in the city of São Paulo. This field is characterised by oral transmission and by its female or male responsible teachers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.