• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-30082021-215531
Documento
Autor
Nome completo
Renato Martins Navarro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Martins, Ferdinando Crepalde (Presidente)
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Martins, Morgana Fernandes
Título em português
[CE]NA ESCUTA[DA]: Poéticas e aspectos políticos do uso de fones de ouvido na cena contemporânea
Palavras-chave em português
Audiodescrição
Audioguia
Audiotour
Cena contemporânea
Dispositivo sonoro
Estudos do som
Fones de ouvido
Performance
Verbatim
Resumo em português
Este texto apresenta um estudo sobre as possibilidades poéticas e os aspectos políticos acerca do uso de fones de ouvido na cena contemporânea. Primeiramente é proposta uma reflexão sobre a escuta na vida cotidiana, considerando os aspectos culturais e políticos do som nos grandes centros urbanos brasileiros; e na sequência é traçado um panorama sobre as diferentes abordagens do som nas artes a partir das vanguardas artísticas e das tecnologias do século XX. Em seguida, são analisados processos criativos e particularidades da cena em trabalhos nos quais o som escutado através de fones de ouvido pauta e convoca a ação do artista através de comandos, conteúdo imersivo, ou pela técnica verbatim. Depois, são analisadas obras em que os fones são utilizados como dispositivo de mediação da experiência do espectador, proporcionando estados imersivos, propondo ações e deslocamentos espaciais, editando olhares e ampliando a escuta. Por último, são investigadas algumas implicações e novas possibilidades para o público e para o pesquisador em artes a partir do uso dos fones de ouvido, como o isolamento do espectador em meio ao coletivo, as possibilidades de documentação de trabalhos artísticos através de registros fonográficos realizados com a técnica de captação binaural, e o acesso a espetáculos cênicos por deficientes visuais através de audiodescrição.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Audio description
Audio guide
Audiotour
Contemporary scene
Headphones
Performance
Sound studies
Sound device
Verbatim
Resumo em inglês
This text presents a study about the poetic possibilities and the political aspects about the use of headphones in the contemporary scene. Firstly, a reflection on listening in everyday life is proposed, considering the cultural and political aspects of sound in large Brazilian urban centers; and then an overview of the different approaches to sound in the arts is drawn from the artistic vanguards and technologies of the twentieth century. Then, creative processes and particularities of the scene are analyzed in works in which the sound heard through headphones guides and requests the artist's action through commands, immersive content, or by the verbatim technique. Then, works are analyzed in which the headphones are used as a mediation device of the spectator's experience, providing immersive states, proposing actions and spatial movements, editing looks and expanding listening. Finally, some implications and new possibilities are investigated for the public and for the researcher in arts from the use of headphones, such as the isolation of the viewer in the middle of the collective, the possibilities of documentation of artistic works through phonographic records made with the technique of binaural capture, and access to scenic performances by visually impaired people through audio description.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.