• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-120351
Documento
Autor
Nombre completo
Mateus Favero Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Dubatti, Jorge Adrián
Trotta, Rosyane
Título en portugués
Da pergunta à cena: perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa.
Palabras clave en portugués
Buenos Aires Escénica
Metodologias de pesquisa e criação
Pesquisa em artes
Prática como pesquisa
Tercer Abstracto
Resumen en portugués
A presente dissertação toma como mote a relação entre pesquisa e criação artística. O que se entende por pesquisa em artes ou por prática como pesquisa? Como essa pesquisa está sendo praticada no teatro? O que as práticas como pesquisa podem ensinar para a teoria da pesquisa em artes? Para responder à primeira pergunta, buscamos conhecer as principais teorias acerca da pesquisa em artes, internacionais e nacionais. Identificamos, através destas elaborações, um vazio acerca das metodologias de pesquisa e criação. Por isso, para responder à segunda pergunta, buscamos compreender as metodologias de dois coletivos teatrais latino-americanos, Tercer Abstracto (Chile/Brasil) e Cía. Buenos Aires Escénica (Argentina), à luz da Poética Comparada de Jorge Dubatti (2011). Por meio do estudo de materiais de pensamento explícito elaborações meta-artísticas acerca dos processos de pesquisa e criação desenvolvidos pelos próprios artistas (DUBATTI, 2020) , buscamos identificar recursos metodológicos transversais ao conjunto dos processos de cada coletivo. Já para responder à terceira pergunta, comparamos as metodologias de Tercer Abstracto e de Buenos Aires Escénica para identificar elementos em comum que poderiam construir perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa. Por fim, identificando o vínculo entre teoria e prática como um alicerce para este tipo de investigação, questionamos a própria noção de prática como pesquisa.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Buenos Aires Escénica
Practice as research
Research and creation methodologies
Research in the arts
Tercer Abstract
Resumen en inglés
The focus of this tesis is the relationship between research and artistic creation. What is meant by research in the arts or by practice as research? How is this research being practiced in the theater? What can practices as research teach for arts research theory? To answer the first question, we seek to know the main theories about research in the arts, international and national. We identified, through these elaborations, a void regarding research and creation methodologies. Therefore, to answer the second question, we seek to understand the methodologies of two Latin American theater collectives, Tercer Abstracto (Chile/Brazil) and Buenos Aires Escénica (Argentina), in the light of Jorge Dubatti's Comparative Poetics (2011). Through the study of materials of explicit thinking meta-artistic elaborations about the research and creation processes developed by the artists themselves (DUBATTI, 2020) , we seek to identify methodological resources that are transversal to the set of processes of each collective. To answer the third question, we compared the methodologies of Tercer Abstracto and Buenos Aires Escénica to identify common elements that could build methodological perspectives for theatrical practice as research. Finally, identifying the link between theory and practice as a foundation for this type of investigation, we question the very notion of practice as research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.