• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-120351
Documento
Autor
Nome completo
Mateus Favero Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Dubatti, Jorge Adrián
Trotta, Rosyane
Título em português
Da pergunta à cena: perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa.
Palavras-chave em português
Buenos Aires Escénica
Metodologias de pesquisa e criação
Pesquisa em artes
Prática como pesquisa
Tercer Abstracto
Resumo em português
A presente dissertação toma como mote a relação entre pesquisa e criação artística. O que se entende por pesquisa em artes ou por prática como pesquisa? Como essa pesquisa está sendo praticada no teatro? O que as práticas como pesquisa podem ensinar para a teoria da pesquisa em artes? Para responder à primeira pergunta, buscamos conhecer as principais teorias acerca da pesquisa em artes, internacionais e nacionais. Identificamos, através destas elaborações, um vazio acerca das metodologias de pesquisa e criação. Por isso, para responder à segunda pergunta, buscamos compreender as metodologias de dois coletivos teatrais latino-americanos, Tercer Abstracto (Chile/Brasil) e Cía. Buenos Aires Escénica (Argentina), à luz da Poética Comparada de Jorge Dubatti (2011). Por meio do estudo de materiais de pensamento explícito elaborações meta-artísticas acerca dos processos de pesquisa e criação desenvolvidos pelos próprios artistas (DUBATTI, 2020) , buscamos identificar recursos metodológicos transversais ao conjunto dos processos de cada coletivo. Já para responder à terceira pergunta, comparamos as metodologias de Tercer Abstracto e de Buenos Aires Escénica para identificar elementos em comum que poderiam construir perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa. Por fim, identificando o vínculo entre teoria e prática como um alicerce para este tipo de investigação, questionamos a própria noção de prática como pesquisa.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Buenos Aires Escénica
Practice as research
Research and creation methodologies
Research in the arts
Tercer Abstract
Resumo em inglês
The focus of this tesis is the relationship between research and artistic creation. What is meant by research in the arts or by practice as research? How is this research being practiced in the theater? What can practices as research teach for arts research theory? To answer the first question, we seek to know the main theories about research in the arts, international and national. We identified, through these elaborations, a void regarding research and creation methodologies. Therefore, to answer the second question, we seek to understand the methodologies of two Latin American theater collectives, Tercer Abstracto (Chile/Brazil) and Buenos Aires Escénica (Argentina), in the light of Jorge Dubatti's Comparative Poetics (2011). Through the study of materials of explicit thinking meta-artistic elaborations about the research and creation processes developed by the artists themselves (DUBATTI, 2020) , we seek to identify methodological resources that are transversal to the set of processes of each collective. To answer the third question, we compared the methodologies of Tercer Abstracto and Buenos Aires Escénica to identify common elements that could build methodological perspectives for theatrical practice as research. Finally, identifying the link between theory and practice as a foundation for this type of investigation, we question the very notion of practice as research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.