• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-120351
Document
Auteur
Nom complet
Mateus Favero Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ramos, Luiz Fernando (Président)
Dubatti, Jorge Adrián
Trotta, Rosyane
Titre en portugais
Da pergunta à cena: perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa.
Mots-clés en portugais
Buenos Aires Escénica
Metodologias de pesquisa e criação
Pesquisa em artes
Prática como pesquisa
Tercer Abstracto
Resumé en portugais
A presente dissertação toma como mote a relação entre pesquisa e criação artística. O que se entende por pesquisa em artes ou por prática como pesquisa? Como essa pesquisa está sendo praticada no teatro? O que as práticas como pesquisa podem ensinar para a teoria da pesquisa em artes? Para responder à primeira pergunta, buscamos conhecer as principais teorias acerca da pesquisa em artes, internacionais e nacionais. Identificamos, através destas elaborações, um vazio acerca das metodologias de pesquisa e criação. Por isso, para responder à segunda pergunta, buscamos compreender as metodologias de dois coletivos teatrais latino-americanos, Tercer Abstracto (Chile/Brasil) e Cía. Buenos Aires Escénica (Argentina), à luz da Poética Comparada de Jorge Dubatti (2011). Por meio do estudo de materiais de pensamento explícito elaborações meta-artísticas acerca dos processos de pesquisa e criação desenvolvidos pelos próprios artistas (DUBATTI, 2020) , buscamos identificar recursos metodológicos transversais ao conjunto dos processos de cada coletivo. Já para responder à terceira pergunta, comparamos as metodologias de Tercer Abstracto e de Buenos Aires Escénica para identificar elementos em comum que poderiam construir perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa. Por fim, identificando o vínculo entre teoria e prática como um alicerce para este tipo de investigação, questionamos a própria noção de prática como pesquisa.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Buenos Aires Escénica
Practice as research
Research and creation methodologies
Research in the arts
Tercer Abstract
Resumé en anglais
The focus of this tesis is the relationship between research and artistic creation. What is meant by research in the arts or by practice as research? How is this research being practiced in the theater? What can practices as research teach for arts research theory? To answer the first question, we seek to know the main theories about research in the arts, international and national. We identified, through these elaborations, a void regarding research and creation methodologies. Therefore, to answer the second question, we seek to understand the methodologies of two Latin American theater collectives, Tercer Abstracto (Chile/Brazil) and Buenos Aires Escénica (Argentina), in the light of Jorge Dubatti's Comparative Poetics (2011). Through the study of materials of explicit thinking meta-artistic elaborations about the research and creation processes developed by the artists themselves (DUBATTI, 2020) , we seek to identify methodological resources that are transversal to the set of processes of each collective. To answer the third question, we compared the methodologies of Tercer Abstracto and Buenos Aires Escénica to identify common elements that could build methodological perspectives for theatrical practice as research. Finally, identifying the link between theory and practice as a foundation for this type of investigation, we question the very notion of practice as research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.