• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-115532
Document
Auteur
Nom complet
Marie Araujo Auip
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Président)
Zanatta, Cláudia Vicari
Gadelha, Rosa Cristina Primo
Titre en portugais
Mulheres do Mar: um olhar sobre práticas performativas participativas criadas com intersecção de discursos feministas
Mots-clés en portugais
Feminismo
Fortaleza
Iracema
Performance
Resumé en portugais
Esta dissertação propõe entrelaçamentos entre as teorias feministas e a criação artística participativa com o objeto de analisar e discutir sobre a potência das produções artísticas entre mulheres. Para isto a cartografia participativa Mulheres do Mar, realizada em Fortaleza/CE entre 2019 e 2021, é tomada como campo de investigação, possuindo como foco recolher repertórios, conceito proposto por Diana Taylor (2013), que se contrapõem à memória arquival perpetuada por Iracema, obra publicada em 1865 pelo cearense José de Alencar. Neste sentido, em residências artísticas realizadas com mulheres de diversos territórios da cidade, criamos uma série de performances e materialidades a partir do relato autobiográfico de cada uma, que se desdobraram em uma Instalação Performativa nas areias da Praia de Iracema, um site de exposição e a publicação de um livro. A dissertação é composta por duas partes. Na primeira, busco um esclarecimento acerca da participação das mulheres em um âmbito histórico-social através das discussões sobre o processo de colonização em diálogo com as teóricas feministas Silvia Federici (2017), Aura Cumes (2019), Yuderkys Espinosa Miñoso (2017) e Françoise Vergès (2020). No campo estético-politico abordo as questões de participação através dos estudos sobre arte participativa de Claire Bishop (2012), cenários liminares de Ileana Diéguez (2011), estética do performativo de Erika Fischer-Lichte (2019) em dialogo com obras de Regina José Galindo (Guatemala), LASTESIS (Chile) e Renata Felinto (São Paulo). Na segunda parte realizo a análise do projeto Mulheres do Mar que incluem; a apresentação de singularidades dos contextos urbanos da orla de Fortaleza, abordagens metodológicas do processo de residências e análise das performances e materialidades que foram produzidas durante o projeto. Através de entrevista com a artista Priscilla Toscano (São Paulo), levantamento de vídeos e entrevistas com as participantes, procuro compreender as intersecções entre essas obras e os discursos feministas, incluindo neste momento, os pensamentos de Sueli Carneiro (1995) e Grada Kilomba (2019). A título de conclusão, compreendo as práticas participativas como espaço de atuação que podem gerar discussões acerca de novos modos de visibilidade, além das impostas pelas transmissões arquivais patriarcais.
Titre en anglais
Mulheres do Mar: a look upon performative participative practices created with intersection of feminist discourse.
Mots-clés en anglais
Feminism
Fortaleza
Iracema
Performance
Resumé en anglais
This thesis proposes intertwining between feminists theories and participative artistic creation to analise and discuss the power of womens artistic production to other women. The participative cartography project, Mulheres do Mar, in Fortaleza/CE between 2019 and 2021, is used as a field study, to gather repertoires, concept proposed by Diana Taylor (2013), as opposed to archival memory perpetuated by Iracema, a work published in 1865 by a local author, José de Alencar. To that effect, in artistic residencies made with women of different neighborhoods, we created a series of performances and materialities starting with an autobiographical account by each of them, that unfolds into an performative installation in the sands of Iracema beach, an exhibition site, and a published book. The dissertation is composed of two parts. First, I seek clarity about the participation of women in historic, social contexts through the discussions about the colonization process in relation to feminist theorists Silvia Federici (2017), Aura Cumes (2019), Yuderkys Espinosa Miñoso (2017) and Françoise Vergès (2020). In the aesthetic political angle, I address the participation through studies about performative art by Claire Bishop (2012), Cenários Liminares by Ileana Diéguez (2011), The Transformative Power of Performance: A New Aesthetics by Erika Fischer-Lichte (2019) in conjunction with works of Regina José Galindo (Guatemala), LASTESIS (Chile) and Renata Felinto (São Paulo). Second, I analise the project Mulheres do Mar, including introduction to singularities in the urban context of the Fortaleza coast, methodological approach of the residency process and analysis of the performances and materialities created during the project. Utilizing an interview with Priscila Toscano (São Paulo), visits to archives, videos and interviews with the participants of Mulheres do Mar, I seek to understand the intersections between these works and the feminist discourse, including Sueli Carneiro (1995) and Grada Kilomba (2019). In conclusion, I perceive participative practices as performance space that may create discussions about new ways to visibility beyond those imposed by patriarchal archived transmission.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MarieAraujoAuip.pdf (5.31 Mbytes)
Date de Publication
2022-11-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.