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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-29062023-113052
Documento
Autor
Nome completo
Luciana de Lima Gabriel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Mate, Alexandre Luiz
Puglia, Daniel
Título em português
A práxis do Grupo de Teatro Forja: o trabalho teatral no espetáculo Pesadelo de 1982
Palavras-chave em português
Agitprop
Grupo de Teatro Forja
Processo de criação coletiva
Teatro brasileiro
Teatro popular
Resumo em português
Esta pesquisa apresenta os procedimentos de trabalho artístico e de ativismo do Grupo de Teatro Forja durante o processo criativo do espetáculo Pesadelo, de 1982. O coletivo, fundado em maio de 1979, reunia operários-atores e colaboradores interessados em fazer um teatro crítico e de mobilização política. No período em que esteve sediado no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, o grupo produziu espetáculos de forma coletivizada, com procedimentos de pesquisa estética avançados e temas que procuravam conectar aspectos do cotidiano dos trabalhadores às questões mais gerais das lutas históricas da classe trabalhadora. As ações culturais propostas por eles, essencialmente, vislumbravam uma arte popular e comunitária. Uma das fontes analisadas no estudo foram os cadernos de ensaios das ex-integrantes Maria Luiza da Costa e Célia da Costa, com registros dos encontros. A partir desses documentos e de outros, o estudo procura reconstituir o modo de organização artística e política experimentado pelo Forja, analisando o processo de escrita dramatúrgica, o de invenção cênica e as apresentações do espetáculo Pesadelo, em sua relação com outras peças e ações do Grupo.
Título em inglês
Forja Theater Group praxis: the artistic labor in Pesadelo play, in 1982
Palavras-chave em inglês
Agit-prop
Brazilian theater
Collective creation process
Forja Theater Group
Popular Theater
Resumo em inglês
This research presents Forja Theater Groups conjunction of artistic procedures and political activism during the conception of its play Pesadelo, in 1982. The artistic colective, founded in 1979, gathered workers-actors and collaborators interested in a critical thaeter that generates political mobilization. During its residence in the São Bernardo citys metallurgical union -Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo - the collective produced plays in a collaborative way, combining advanced aesthetical researchs and thematics that aimed to connect workers daily subjects to more global and historical work-people agenda. The cultural interventions proposed by Forja, essentially, sought for a communitary and popular expression of art. The rehearsal books of former workers-actresses Maria Luiza da Costa and Célia da Costa are among the vast sort of documentation gathered and analysed for this research. This compilation allowed to restore the artistical and political procedures and organization experienced by Forja, revealing the dramaturgical and mise-en-scène processes of the play Pesadelo, also considering your relation with other Forjas plays and interventions.
 
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Data de Publicação
2023-06-29
 
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