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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-27122018-113605
Documento
Autor
Nome completo
Pollyanna Diniz da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Costa, Felisberto Sabino da (Presidente)
Oliveira, Lígia Souza de
Reis, Luís Augusto da Veiga Pessoa
Título em português
Práticas de Ampliação do Potencial Político no Teatro Contemporâneo: Reflexões sobre o tempo presente a partir da trajetória do grupo pernambucano Magiluth
Palavras-chave em português
arte contextual
teatro de grupo
teatro performativo
Teatro político
teatros dos real
Resumo em português
A partir do espetáculo O ano em que sonhamos perigosamente (2015), do grupo pernambucano Magiluth, esta dissertação investiga possibilidades de aproximação entre o teatro contemporâneo e as problemáticas do tempo presente. Conceitos como "teatros do real" e "arte contextual" são utilizados para analisar as influências da situação política do país e, especialmente do movimento Ocupe Estelita, na criação do espetáculo. Além disso, discutimos de que forma procedimentos do teatro performativo podem ser visualizados no processo criativo e na escritura cênica do grupo e se configuram como práticas de ampliação do potencial político do teatro contemporâneo. Fazemos ainda aproximações e diálogos entre O ano em que sonhamos perigosamente e Nós, do grupo Galpão, através de análises críticas dos espetáculos, para entender características do teatro político nos dias de hoje.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
contextual art
group theatre
performative theatre
Political theatre
theatre of the real
Resumo em inglês
This dissertation investigates possibilities of approximation between contemporary theater and problems related to the present time from the analysis of the play The year of dreaming dangerously (2015), from Magiluth, a theatrical group created in Pernambuco. Concepts such as "theatre of the real" and "contextual art" are used to analyze the influences of the country's political situation, and especially the Occupy Estelita movement, in the creation of the play. In addition, we discuss how performative theatre procedures can be visualized in the creative process and in the group's scenic writing and are configured as practices for expanding the political potential of contemporary theatre. We also make approximations and dialogues between The year os dreaming dangerously and We (Nós), from Galpão group, through critical analyzes of the plays, to understand characteristics of political theatre these days.
 
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Data de Publicação
2018-12-27
 
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