Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-27122018-105257
Documento
Autor
Nome completo
Maria Celina Gil Reis Boeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Magalhães, Isabela Monken Velloso
Silva, Renata Cardoso da
Título em português
Os potenciais narrativos do bordado no traje de cena
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Esta pesquisa busca investigar a presença do bordado no traje de cena, não só como elemento decorativo, mas também como elemento narrativo. Importam para esta reflexão o processo de produção manual, a artesania - principalmente a partir dos estudos de Richard Sennett - e poéticas têxteis que o bordado pode produzir. Partindo da relação entre o ato de tecer e o de narrar presente em Walter Benjamin e Roland Barthes, a pesquisa traça um breve histórico do bordado, entendendo de que maneiras e com que objetivos ele foi usado em trajes de diversos tipos, principalmente no traje de cena. Dois estudos de caso são objeto de análise nesta pesquisa: os trajes do espetáculo O homem de la mancha (2014), de Miguel Falabella; e processos criativos do encenador Gabriel Villela. O que liga ambos os casos é o artista Arthur Bispo do Rosário. Bispo produziu grande parte de suas obras quando esteve internado no hospital psiquiátrico. O bordado era uma das principais técnicas utilizadas por ele, cujo trabalho era marcado pelo alto grau de detalhes e pela ressignificação de objetos do cotidiano. Em O homem de la mancha, os trajes de cena foram inspirados em obras têxteis de Bispo. Já Villela assume ser Bispo uma de suas maiores inspirações e seus processos criativos se assemelham sobremaneira. Além de uma reflexão teórica sobre o que se tem produzido contemporaneamente no teatro envolvendo a artesania e o bordado, foi proposto ao longo da pesquisa um exercício prático utilizando a técnica como plataforma. Esse experimento, realizado junto aos alunos do curso de Têxtil e Moda no ano de 2017, foi uma criação coletiva em oficinas, cujos processos são relatados aqui. O ponto de partida das discussões e processos que resultaram nesse experimento foi a peça A mulher como campo de batalha, de Matéi Visniec. A peça trata de duas mulheres, internadas em um sanatório, dividindo suas experiências e ressignificando suas memórias. Essa peça foi escolhida por lidar com questões pertinentes à técnica do bordado: o gênero, a criação coletiva e a memória.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
This research seeks to investigate the presence of embroidery in the theatre costume, not only as a decorative element, but also as a narrative element. The manual process of production, the artisanship - especially the studies of Richard Sennett - and the textile poetics that embroidery can produce are important for this reflection. Starting from the relationship between weaving and narration presented by Walter Benjamin and Roland Barthes, the research traces a brief history of embroidery, understanding in what ways and for what purpose it was used in various types of clothing, especially in the costumes. Two case studies are the subject of analysis in this research: the costumes of the play O homem de la mancha (2014), by Miguel Falabella; and creative processes of the stage director Gabriel Villela. What binds both cases are the artist Arthur Bispo do Rosário. Bispo produced a great part of his works during his time in the psychiatric hospital. Embroidery was one of the main techniques used by him, whose work was marked by the high degree of detail and the resignification of everyday objects. In O homem de la mancha, the costumes were inspired in textile works of Bispo. On the other hand, Villela admits Bispo is one of his greatest inspirations and their creative processes are very similar. In addition to a theoretical reflection on what has been produced contemporaneously on theatre involving craftsmanship and embroidery, a practical exercise was proposed throughout the research using the technique as a platform. This experiment, carried out with the students of the course of Textile and Fashion in the year 2017, was collectively created during workshops, whose processes are reported here. The starting point for the discussions and processes that resulted in this experiment was the play The body of a woman as a battlefield in the Bosnian war by Matéi Visniec. The play deals with two women, hospitalized in a sanatorium, dividing their experiences and resignifying their memories. This play was chosen for dealing with issues pertaining to the technique of embroidery: gender, collective creation and memory.
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Data de Publicação
2018-12-27