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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-27102010-141326
Documento
Autor
Nome completo
Vinicius Torres Machado
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Ferracini, Renato
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
 
Título em português
A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade
Palavras-chave em português
Caráter
Figura
Grotesco
Máscara
Modernismo
Tipo
Resumo em português
O trabalho apresenta algumas das iniciativas para a retomada da máscara no teatro moderno. No amplo quadro da primeira metade do século XX, escolhemos quatro principais artistas que abordaram esse objeto: Gordon Craig, Meyerhold, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Nestes a máscara não é apenas mais um elemento colocado em cena, mas também um princípio organizador da teatralidade que almejam. Através de seus trabalhos analisamos algumas características da máscara que podem ser reelaboradas no teatro contemporâneo. Em Gordon Craig, abordamos as primeiras proposições dentro do teatro simbolista, além do panorama da máscara no início do século XX; através de Meyerhold, pudemos traçar os elementos grotescos contidos na máscara; com Jacques Copeau, questionamos os conceitos de caráter e de tipo e, através da pedagogia de Jacques Lecoq, pudemos analisar o trabalho da máscara como signo representativo. A partir dos elementos abordados, apontamos uma proposição de trabalho com a máscara que procura aproximá-la do conceito de figura.
 
Título em inglês
A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade
Palavras-chave em inglês
Character
Figure
Grotesque
Mask
Modernism
Type
Resumo em inglês
This study presents some of the initiatives to reinstate the mask in modern theatre. In the vast spectrum of the first half of the Twentieth Century, I chose four key artists who elaborated this object: Gordon Craig, Meyerhold, Jacques Copeau and Jacques Lecoq. In the work of these artists, the mask is not one scenic element among others, but becomes the organizing keystone for the theatricality that they seek. Through their creations we can analyze some of the mask´s features that are being reelaborated in contemporary theatre. In Gordon Craig, we examine initial propositions within the symbolist theatre, placing this in a panorama of the mask at the beginning of the Twentieth Century; with Meyerhold, one can trace the grotesque elements contained in the mask; in Jacques Copeau, the focus moves to the concepts of character and type, and finally, in Jacques Lecoqs pedagogy, one can probe the mask as representational sign. From the foregoing elements, we outline an operational proposal which aims to approximate the mask to the concept of figure.
 
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3276803.pdf (11.00 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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