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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-27092017-111334
Documento
Autor
Nome completo
Charles Roberto Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro (Presidente)
Faria, Joao Roberto Gomes de
Levin, Orna Messer
Martins, Ferdinando Crepalde
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Título em português
Teatro para os trópicos: o governo imperial brasileiro e a questão teatral (1822-1889)
Palavras-chave em português
Alvará de 1771
Comédie-Française
legislação teatral
loterias
mecenato
patrocínios e academias
sistemas de patrocínio para o teatro
subvenção estatal para o teatro brasileiro no século XIX
Teatro e Estado
Resumo em português
Esta tese investiga a relação do Estado com o teatro no Brasil no período de 1822 a 1889, por meio da subvenção às Artes Cênicas. Procura relacionar a documentação produzida pelo executivo e o legislativo dedicada ao teatro aos debates dos homens de letras sobre a questão teatral nos periódicos do Rio Janeiro. Investiga o patrocínio às Artes e à Literatura, na França do XVII e a assimilação desse modelo em Portugal durante o século XVIII e no Brasil a partir do XIX. Examina a ação da Revue des Deux Mondes na divulgação do teatro francês no Brasil. Analisa o alvará de 1771, primeira legislação produzida em Portugal para a normatização dos teatros públicos do reino e a sua permanência no Brasil após o processo de independência. Contribui com documentos novos para aprofundamento do estudo da história do teatro brasileiro.
Título em inglês
Theatre for tropics: the Brazilian imperial government and the theatrical matter
Palavras-chave em inglês
1771 License
Comédie- Française
lotteries
patronage
sponsorship and academic schools
sponsorship systems for the theatre
State subvention for the Brazilian theatre during XIX century
Theatre and State
theatrical legislation
Resumo em inglês
This thesis investigates the relation between the State and the theatre in Brazil during 1822 and 1889, through the subvention to the Scenic Arts. It tries to correlate the documents produced by the Executive and the Legislative dedicated to the theatre and to the debates from the academic man regarding the theatrical matter on Rio de Janeiro papers. It studies the sponsorship to the Literature and Arts during the XVII in France and the uptake of the same model during XVIII in Portugal and in Brazil from XIX. It examines the action of Revue des Deux Mondes regarding the promotion of the French theatre in Brazil. It analyses the 1771 Permit, first legislation produced in Portugal seeking the regulation of the realm public theatres and its continuance in Brazil after the independence process. It contributes with new documents for a deep study of the Brazilian theatre history.
 
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Data de Publicação
2017-09-27
 
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