• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-26122019-114216
Document
Auteur
Nom complet
Elisa de Almeida Rossin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Costa, Felisberto Sabino da (Président)
Coutinho, Eduardo Tessari
Mattar, Sumaya
Mendonça, Maria Beatriz Braga
Ramos, Adriana Vaz Ferreira
Titre en portugais
O campo poético das máscaras: atravessamentos atemporais ensaiados na pele e na forma
Mots-clés en portugais
arte contemporânea
confecção
corpo
escultura
máscara
Resumé en portugais
A presente tese surge do desejo e da necessidade de ampliação dos estudos voltados à poética da máscara. Seus agenciamentos abarcam a multiplicidade de aspectos que atravessam minha relação com o objeto: na pele, quando o utilizo sobre meu rosto ou quando o modelo com as minhas mãos; na forma, quando o relaciono às materialidades cênicas, ao espaço e aos planos da visualidade. A discussão concentra-se sobre a união entre corporeidade e materialidade, a interação dos elementos orgânicos e inorgânicos e os campos abstratos e imaginários de criação e apreciação estética. Os temas também são postos em discussão por meio de compartilhamentos de práticas e obras artísticas contemporâneas, possibilitando a abertura das fronteiras entre as linguagens, bem como a amplificação dos alcances da pesquisa.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
body
contemporary art
making
mask
sculpture
Resumé en anglais
The present thesis arises from the desire and the need to expand studies focused on the poetics of the mask. Its many agencies encompass the multiplicity of aspects which traverse my relationship with the object: on the skin, when I use it on my face or when I model it with my hands; in form, when I relate it to scenic materialities, space, and visual planes. The discussion focuses on the bond between corporeality and materiality, the interaction between organic and inorganic elements, and the abstract and imaginary fields of creation and aesthetic appreciation. The themes are also put into discussion through sharing of practices and contemporary art works, allowing the opening of the borders between languages, as well as the amplification of the scope of this research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-12-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.