• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-26122019-114216
Documento
Autor
Nombre completo
Elisa de Almeida Rossin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Costa, Felisberto Sabino da (Presidente)
Coutinho, Eduardo Tessari
Mattar, Sumaya
Mendonça, Maria Beatriz Braga
Ramos, Adriana Vaz Ferreira
Título en portugués
O campo poético das máscaras: atravessamentos atemporais ensaiados na pele e na forma
Palabras clave en portugués
arte contemporânea
confecção
corpo
escultura
máscara
Resumen en portugués
A presente tese surge do desejo e da necessidade de ampliação dos estudos voltados à poética da máscara. Seus agenciamentos abarcam a multiplicidade de aspectos que atravessam minha relação com o objeto: na pele, quando o utilizo sobre meu rosto ou quando o modelo com as minhas mãos; na forma, quando o relaciono às materialidades cênicas, ao espaço e aos planos da visualidade. A discussão concentra-se sobre a união entre corporeidade e materialidade, a interação dos elementos orgânicos e inorgânicos e os campos abstratos e imaginários de criação e apreciação estética. Os temas também são postos em discussão por meio de compartilhamentos de práticas e obras artísticas contemporâneas, possibilitando a abertura das fronteiras entre as linguagens, bem como a amplificação dos alcances da pesquisa.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
body
contemporary art
making
mask
sculpture
Resumen en inglés
The present thesis arises from the desire and the need to expand studies focused on the poetics of the mask. Its many agencies encompass the multiplicity of aspects which traverse my relationship with the object: on the skin, when I use it on my face or when I model it with my hands; in form, when I relate it to scenic materialities, space, and visual planes. The discussion focuses on the bond between corporeality and materiality, the interaction between organic and inorganic elements, and the abstract and imaginary fields of creation and aesthetic appreciation. The themes are also put into discussion through sharing of practices and contemporary art works, allowing the opening of the borders between languages, as well as the amplification of the scope of this research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-12-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.