• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-26042022-152651
Documento
Autor
Nome completo
Renata Simões Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur (Presidente)
Campelo, Cleide Riva
Salles, Cecília Almeida
Título em português
Manto Dragão: um olhar sobre o processo criativo, estética e continuidade no teatro de Carlos Roberto Mantovani
Palavras-chave em português
Carlos Roberto Mantovani
Crítica de Processo
memória
teatro sorocabano
Resumo em português
Esta dissertação lança o olhar sobre a obra teatral de Carlos Roberto Mantovani (1950- 2003), multiartista da cidade de Sorocaba que, tendo atuado como bailarino, ator, poeta, dramaturgo e artista plástico, avultou-se nas áreas da direção teatral e da formação de artistas. Com o respaldo da teoria da Crítica de Processo, movimentada por Cecília Almeida Salles, estudamos os aspectos de seu processo criativo, utilizando como material de análise fotos e vídeos dos espetáculos, além de extratos de memória de diversos colaboradores. A partir das características descortinadas pelas análises, adentramos o estudo da memória e da transmissibilidade, amparado pelo pensamento de Iuri Lotman (1922-1993) em torno da noção de texto cultural, pelo conceito de citação utilizado por Isabelle Launay (2013); e, finalmente, pela concepção de repertório movimentada por Diana Taylor (2003). Como forma de materialização da estética estudada e aplicação prática dos conceitos, produzimos um filme documental curta-metragem com recriações de cenas pinçadas da obra do diretor. Foi intenção do presente trabalho trazer foco não apenas à trajetória de Mantovani, mas também à história teatral do interior paulista. Assim, colaborando para a visibilização permanente dessa fração da produção interiorana, construímos, a partir dos documentos coletados durante a pesquisa, um acervo online com registros fotográficos, videográficos, dramatúrgicos e jornalísticos das produções do encenador.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Carlos Roberto Mantovani
memory
Process Criticism
theater of Sorocaba
Resumo em inglês
This dissertation examines the theatrical work of Carlos Roberto Mantovani (1950- 2003), a multi-artist from the city of Sorocaba who, having worked as a dancer, actor, poet, playwright and visual artist, stood out in the areas of theater direction and training of artists. With the support of the Process Criticism theory, moved by Cecília Almeida Salles, we studied the aspects of his creative process, using photos and videos of the performances as material for analysis, as well as extracts from the memory of several collaborators. Based on the characteristics revealed by the analyzes, we entered the study of memory and transmissibility, supported by the thought of Iuri Lotman (1922-1993) around the notion of cultural text, by the concept of quotation used by Isabelle Launay (2013); and, finally, by the conception of repertoire moved by Diana Taylor (2003). As a way of materializing the studied aesthetics and practical application of the concepts, we produced a short documentary film with recreations of scenes selected from the director's work. It was the intention of this study to bring focus not only to Mantovanis trajectory, but also to the theatrical history of the interior of São Paulo. Thus, contributing to the permanent visibility of this fraction of the interior production, we built, from the documents collected during the research, an online archive with photographic, videographic, dramaturgical and journalistic records of the directors productions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-04-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.