• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-26042022-152651
Document
Auteur
Nom complet
Renata Simões Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur (Président)
Campelo, Cleide Riva
Salles, Cecília Almeida
Titre en portugais
Manto Dragão: um olhar sobre o processo criativo, estética e continuidade no teatro de Carlos Roberto Mantovani
Mots-clés en portugais
Carlos Roberto Mantovani
Crítica de Processo
memória
teatro sorocabano
Resumé en portugais
Esta dissertação lança o olhar sobre a obra teatral de Carlos Roberto Mantovani (1950- 2003), multiartista da cidade de Sorocaba que, tendo atuado como bailarino, ator, poeta, dramaturgo e artista plástico, avultou-se nas áreas da direção teatral e da formação de artistas. Com o respaldo da teoria da Crítica de Processo, movimentada por Cecília Almeida Salles, estudamos os aspectos de seu processo criativo, utilizando como material de análise fotos e vídeos dos espetáculos, além de extratos de memória de diversos colaboradores. A partir das características descortinadas pelas análises, adentramos o estudo da memória e da transmissibilidade, amparado pelo pensamento de Iuri Lotman (1922-1993) em torno da noção de texto cultural, pelo conceito de citação utilizado por Isabelle Launay (2013); e, finalmente, pela concepção de repertório movimentada por Diana Taylor (2003). Como forma de materialização da estética estudada e aplicação prática dos conceitos, produzimos um filme documental curta-metragem com recriações de cenas pinçadas da obra do diretor. Foi intenção do presente trabalho trazer foco não apenas à trajetória de Mantovani, mas também à história teatral do interior paulista. Assim, colaborando para a visibilização permanente dessa fração da produção interiorana, construímos, a partir dos documentos coletados durante a pesquisa, um acervo online com registros fotográficos, videográficos, dramatúrgicos e jornalísticos das produções do encenador.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Carlos Roberto Mantovani
memory
Process Criticism
theater of Sorocaba
Resumé en anglais
This dissertation examines the theatrical work of Carlos Roberto Mantovani (1950- 2003), a multi-artist from the city of Sorocaba who, having worked as a dancer, actor, poet, playwright and visual artist, stood out in the areas of theater direction and training of artists. With the support of the Process Criticism theory, moved by Cecília Almeida Salles, we studied the aspects of his creative process, using photos and videos of the performances as material for analysis, as well as extracts from the memory of several collaborators. Based on the characteristics revealed by the analyzes, we entered the study of memory and transmissibility, supported by the thought of Iuri Lotman (1922-1993) around the notion of cultural text, by the concept of quotation used by Isabelle Launay (2013); and, finally, by the conception of repertoire moved by Diana Taylor (2003). As a way of materializing the studied aesthetics and practical application of the concepts, we produced a short documentary film with recreations of scenes selected from the director's work. It was the intention of this study to bring focus not only to Mantovanis trajectory, but also to the theatrical history of the interior of São Paulo. Thus, contributing to the permanent visibility of this fraction of the interior production, we built, from the documents collected during the research, an online archive with photographic, videographic, dramaturgical and journalistic records of the directors productions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.