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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25042023-114738
Documento
Autor
Nome completo
Rebeca da Silva Braia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Betti, Maria Silvia (Presidente)
Carbone, Roberta
Lima, Eduardo Luis Campos
Título em português
A Feira Brasileira de Opinião de 1978: lições de sobrevivência
Palavras-chave em português
Feira Brasileira de Opinião
João das Neves
Leilah Assumpção
Nacional- Popular
Teatro Político
Resumo em português
Este trabalho fará, inicialmente, uma análise da função política e social do evento da Feira Brasileira de Opinião, impedido pela censura de ser encenado. Os dez textos dramatúrgicos, escritos entre 1977 e 1978 especialmente para a Feira, não ganharam a cena, mas foram publicados pela coleção Teatro Urgente no mesmo ano, com organização de Ruth Escobar. A seguir, partindo de dois textos escolhidos - O Quintal, de João das Neves e Sobrevividos, de Leilah Assumpção -, traçaremos um olhar entre o período que se encerra no Golpe Militar de 1964 e o período de redemocratização do país. Essas duas peças retratam, de maneiras diferentes, questões como: Qual é a função social da arte?; O que é cultura popular?; Quem é o nosso povo? Buscaremos discutir, a partir das formas exemplares trazidas pelas peças, a maneira como os artistas do período vivenciaram os limites entre engajamento e cooptação, entre resistência ao cerceamento da liberdade e sobrevivência diante de uma florescente indústria cultural.
Título em inglês
The 1978 Brazilian Opinion Fair: lessons of survival.
Palavras-chave em inglês
João das Neves
Leilah Assumpção
National- Popular
Political Theater
The 1978 Brazilian Opinion Fair
Resumo em inglês
This paper will initially analyze the political and social function of the event called Brazilian Opinion Fair, which was prevented from being staged by censorship. The ten dramaturgical texts, written between 1977 and 1978 especially for the event, did not got into scene, but were published by the Teatro Urgente (Urgent Theater) collection in the same year, organized by Ruth Escobar. Then, starting from two chosen texts - O Quintal, by João das Neves and Sobrevividos, by Leilah Assumpção - we will trace a look comparing the period that ends with the Military Coup of 1964 and the period of re-democratization of the country. The two pieces portray, in different ways, questions such as: What is the social function of art?; What is popular culture?; Who are our people? We will discuss, from the exemplary forms brought by the pieces, the way which the artists of the period experienced the limits between engagement and co-optation, between resistance to the restriction of freedom and survival in face of a flourishing cultural industry.
 
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Data de Publicação
2023-04-25
 
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