• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-25022021-162954
Documento
Autor
Nome completo
Mariá Guedes Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Martins, Ferdinando Crepalde (Presidente)
Catalão, Larissa de Oliveira Neves
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Título em português
As personagens cômicas de gênero feminino na obra de Luís Alberto de Abreu
Palavras-chave em português
Arquétipo
Comédia popular
Commedia dell\'arte
Personagem fixa
Personagem-tipo feminina
Resumo em português
A presente pesquisa analisa as personagens-tipo e fixas cômicas de gênero feminino nas obras compostas pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu no âmbito do projeto Comédia Popular Brasileira: Sacra Folia, Burundanga, O anel de Magalão e O Parturião. Tal projeto foi uma parceria de Abreu com o grupo teatral Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes, no intuito de realizar uma releitura e uma contextualização das personagens-tipo do teatro cômico popular brasileiro, trazendo à cena o tradicional do teatro cômico, os tipos da antiga Commedia dell'arte italiana, bem como transportando para a atualidade elementos da cultura popular. O estudo analisa as personagens-tipos femininas do autor em relação aos arquétipos com os quais se pareiam e são elaboradas em seu processo de construção cômica e dramatúrgica nas obras; concretiza-se por meio de comparações e análises que se baseiam em conceitos sobre o humor e o riso, a cultura popular, a erudita e a de massa, a construção do inconsciente coletivo, do imaginário comum e de feminilidade e feminismo negro presentes em autores como Henri Bergson, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Carl G. Jung, Angela Davis, Djamila Ribeiro e Chimamanda Ngozi Adichie. A pesquisa, além de contar com entrevistas que trazem o olhar e o lugar de fala feminino em relação às personagens, de acordo com o ponto de vista das atrizes Mirtes Nogueira e Keila Redondo, que participaram do projeto, também se utilizou de outras fontes, tais como teses, artigos e dissertações que contribuíram de forma prática e teórica para o estudo, de modo que este pudesse apresentar características que fazem as personagens femininas em Abreu se estabelecerem de maneira peculiar, acessível ao público e verossímil aos tipos femininos na contemporaneidade.
Título em inglês
Comical female characters in the works of Luís Alberto de Abreu
Palavras-chave em inglês
Archetype
Commedia dell'arte
Female type character
Fixed character
Popular comedy
Resumo em inglês
This research provides an analysis of the fixed comical female type characters in the works of playwright Luís Alberto de Abreu within the scope of the Brazilian Popular Comedy Project (Projeto Comédia Popular Brasileira) - Sacra Folia, Burundanga, O anel de Magalão and O Parturião. Such project was the result of a partnership between Abreu and the theatre group Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes; it aims to provide a reinterpretation and contextualization of the type characters from Brazilian popular comedy theatre by bringing back the traditional elements of comedy theatre, such as the type characters from the ancient Italian Commedia dell'arte; it also aims to bring elements of the popular culture to the present time. The study analyzes the author's female type characters in the light of the archetypes that they resemble, as well as the way they are built along the process of dramaturgic and comical construction in the works; it takes shape by means of assessments and comparisons based on concepts of humor and laughter, popular culture, erudite culture and mass culture, the construction of the collective unconscious, as well as of the collective imaginary and of black feminism and femininity that can be found in the works of authors such as Henri Bergson, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Carl G. Jung, Angela Davis, Djamila Ribeiro and Chimamanda Ngozi Adichie. The research features interviews that bring the female place of speech and perspective of the characters, based on the views of actresses Mirtes Nogueira and Keila Redondo, who took part in the project; other sources were used, such as theses, articles and essays that contributed both theoretically and practically to the study so that it could provide characteristics that make it possible to introduce Abreu's female characters to the audience in a way that is as accessible and plausible as contemporary female social types.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-02-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.