• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-24082021-212258
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Moreira Turbiani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Simões, Cibele Forjaz (Presidente)
Mostaço, Edelcio
Nosella, Berilo Luigi Deiró
Título em português
A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem
Palavras-chave em português
Guilherme Bonfanti
Iluminação cênica
Processo criativo
Teatro da vertigem
Resumo em português
Na presente pesquisa, foi realizado estudo dos desenhos de iluminação cênica de Guilherme Bonfanti para as peças O Paraíso Perdido, O Livro de Jó e Apocalipse 1,11, que compõem a chamada Trilogia Bíblica da companhia teatral Teatro da Vertigem. No processo investigativo foram analisadas fotos, vídeos, plantas e roteiros de iluminação, cadernos de anotação do artista, rascunhos e outros documentos gerados pelo seu processo de criação. Além disso, foram realizadas entrevistas com o iluminador, assim como com parceiros de trabalho, como Marcos Franja, operador de luz de O Livro de Jó, e Marisa Bentivegna, iluminadora que assina conjuntamente a criação da luz de O Paraíso Perdido. Deste modo, a pesquisa voltou seu olhar não só para a iluminação dos espetáculos propriamente ditas, mas para o processo criativo do qual elas resultam. A cada trabalho, Bonfanti vai experimentando e descobrindo novos procedimentos criativos, a partir dos desafios apresentados pelas espacialidades não convencionais apresentadas (igreja, hospital, presídio) em interação com as proposições cênicas da encenação.
Título em inglês
Lighting in process: a dive into the creations of Guilherme Bonfanti to the Biblical Trilogy of Teatro da Vertigem
Palavras-chave em inglês
Creative process
Guilherme Bonfanti
Scenic lighting
Teatro da Vertigem
Resumo em inglês
The present research consists of a study on Guilherme Bonfanti's scenic lighting designs for the plays O Paraíso Perdido, O Livro de Jó and Apocalipse 1,11, parts of the so-called Biblical Trilogy of the theater company Teatro da Vertigem. In this investigative process photos, videos, floor plans and lighting scripts, notebooks by the artist, drafts and other documents generated by his creative process were analyzed. In addition, interviews were conducted with the lighting designer itself, as well as some of his work partners, such as Marcos Franja, lighting operator for O Livro de Jó, and Marisa Bentivegna, lighting designer who jointly signs the creation of the lighting project of O Paraíso Perdido. In this way, the research turned its attention not only to the lighting of the spectacles, but to the creative process from which they resulted. In each work, Bonfanti experiences and discovers new creative procedures, based on the challenges presented by the unconventional spaces (church, hospital, prison) in interaction with the scenic propositions of the staging.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.