• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-22112023-143219
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Adriano Martins
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Moura, Carolina Bassi de
Pestana, Sandra Regina Facioli
Título en portugués
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena
Palabras clave en portugués
Mascaramento
Máscaras
Omar Porras
Teatro Malandro
Traje de Cena
Resumen en portugués
A dissertação intitulada Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena investiga os aspectos visuais da indumentária cênica da peça Bakkhantes (2000) do Teatro Malandro (Suíça), com direção geral e artística de Omar Porras, colombiano radicado na Suíça e fundador da companhia. Realizada por uma análise documental, iconográfica e bibliográfica, esta pesquisa apresenta uma investigação que propõe reflexões acerca da linguagem e da visualidade dos trajes de cena, máscaras e caracterização dos personagens do espetáculo Bakkhantes. O estudo visita As Bacantes, de Eurípides, e exibe um sucinto mapeamento dos elementos da dramaturgia trágica, que serviu de inspiração para o espetáculo montado pelo Teatro Malandro. A narrativa biográfica de Omar Porras também é apresentada e o diretor tem a sua trajetória artística traçada até o momento de formação do Teatro Malandro, dado complementado pela exposição do método e da estética da companhia. O espetáculo Bakkhantes é analisado técnica e poeticamente por uma pesquisa decorrente do estudo da indumentária cênica e da caracterização visual dos atores. Pela perspectiva de incorporação das máscaras como elemento-chave nos trajes de cena do espetáculo, o estudo é desenvolvido, então, por uma revisão bibliográfica e, a partir da abordagem estético-conceitual da linguagem empregada nos trajes de cena e máscaras do espetáculo, a investigação apresenta uma análise, que parte dos elementos ambiguidade, feio e grotesco, transgressão, signo teatral, máscara, nudez, corpo e corporeidade, identificados a partir de percepções que tangem o traje de cena como mascaramento corporal de Costa (2020).
Título en inglés
Use of masks in the Teatro Malandro's Bakkhantes: a study on stage costumes.
Palabras clave en inglés
Masking
Masks
Omar Porras
Stage costume
Teatro Malandro
Resumen en inglés
The masters thesis entitled Use of masks in the Teatro Malandro's Bakkhantes: a study on stage costumes'' investigates the visual aspects of the stage costumes of the play Bakkhantes (2000) by the Teatro Malandro (Switzerland), with general and artistic direction by Omar Porras, a Colombian living in Switzerland and founder of the company. Developed by a documentary, iconographic and bibliographic analysis, this research presents an investigation that proposes reflections on the language and the visuals of the stage costumes, masks, and characterization of the characters in the play Bakkhantes. The study visits The Bacchae '' by Euripides and presents a concise mapping of the elements of the tragic dramaturgy, which served as inspiration for the spectacle mounted by Teatro Malandro. It is introduced by an Omar Porras biographical narrative, and his artistic trajectory is traced until the moment of Teatro Malandro's formation, complemented by the company's method and aesthetic exposition. The play Bakkhantes is analyzed technically and poetically by an investigation resulting from the study of scenic clothing and the visual characterization of the actors. The study is developed by a bibliographical review of the aesthetic and conceptual approach of the language used in the stage costumes and masks of the play and looks at the incorporation of the theater mask as a key element in the stage costumes of the play. The research presents a study, which starts from the elements: ambiguity, ugly and grotesque, transgression, theatrical sign, theater masks, nudity, body, and corporeality, identified from perceptions that touch the stage costume as body masking of Costa (2020).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.