• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-22112022-163959
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Lima Dal Col
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Presidente)
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Costa, Pablo Assumpção Barros
Título em português
Corpos radicais em coralidade: experiências em coralidades performativas na cena paulistana do começo do séc. XXI
Palavras-chave em português
abjeção
comum
contrassexualidade
coralidade
processo criativo
Resumo em português
A pesquisa parte de reflexões da experiência do pesquisador como performer em três obras cênicas Batucada (2014) de Marcelo Evelin/Demolition Inc.; Macaquinhos OPEN CU (2019); e LOBO (2018) de Carolina Bianchi y Cara de Cavalo para discutir a coralidade performativa (MARTINS et al., 2021) e seus possíveis princípios metodológicos. O autor apresenta as potências e as particularidades de uma cena coral performativa através de três eixos temáticos reconhecidos nas obras aqui estudadas em diferentes graus: o comum (HARDT; NEGRI, 2014; DARDOT; LAVAL, 2017), no qual entende-se a possibilidade da coralidade performativa como prática política do exercício de colaboração e compartilhamento entre sujeitos autônomos; a abjeção (KRISTEVA, 1982), na qual os aspectos abjetos dos corpos e das subjetividades tomam uma proporção específica devido à performance coletiva; e a contrassexualidade (PRECIADO, 2017, 2018a), que surge como base para práticas coletivas, onde construção de gênero, heterossexualidade compulsória, falocentrismo e outras questões da teoria queer são trazidas para a cena. A pesquisa propõe uma leitura e uma organização a partir das práticas performativas e das propostas éticas e estéticas de cada trabalho para pensar a criação de coralidades performativas que se localizam dentro da cena contemporânea brasileira, principalmente paulistana. Organizada dessa forma, a pesquisa busca contribuir para a discussão teórica e metodológica de processos criativos da cena performativa, podendo interessar a estudantes, professores de artes cênicas e artistas da cena em geral.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
abjection
chorality
commons
countersexuality
creative process
Resumo em inglês
The research starts from reflections on the researcher's experience as a performer in three pieces Batucada (2014) by Marcelo Evelin/Demolition Inc.; Macaquinhos OPEN CU (2019); and LOBO (2018) by Carolina Bianchi y Cara de Cavalo to discuss performative chorality (MARTINS et al., 2021) and its possible methodological principles. The author presents the powers and particularities of a performative choral scene through three thematic axes recognized in the works studied here in different degrees: the commons (HARDT; NEGRI, 2014; DARDOT; LAVAL, 2017), in which the possibility of the performative chorality as a political practice of the exercise of collaboration and sharing between autonomous subjects; abjection (KRISTEVA, 1982), in which the abject aspects of bodies and subjectivities take on a specific proportion due to collective performance; and countersexuality (PRECIADO, 2017, 2018a), which emerges as a basis for collective practices, where gender construction, compulsory heterosexuality, phallocentrism and other queer theory issues are brought to the scene. The research proposes a reading and an organization from the performative practices and the ethical and aesthetic proposals of each work to think about the creation of performative choralitys that are located within the Brazilian contemporary scene, mainly in São Paulo, in this case. Organized in this way, the research seeks to contribute to the theoretical and methodological discussion of creative processes in the performative scene, which may interest students, performing arts teachers and scene artists in general.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.