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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-22072019-174906
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Luiz Gonçalves Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Presidente)
Coelho, Cláudio Novaes Pinto
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Pallamin, Vera Maria
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título em português
O dramaturgista no processo colaborativo de criação cênica: pensamento crítico em gesto
Palavras-chave em português
Arte crítica
Dramaturgismo crítico
Grupos teatrais
Práticas dramatúrgicas contemporâneas
Site-specific
Teatro da Vertigem
Resumo em português
Por meio da experiência em processos de criação do grupo Teatro da Vertigem, como dramaturgista durante oito anos, pudemos observar transformações na esfera de ação do dramaturgismo. Em continuidade com a ampliação da noção de dramaturgia e dos diferentes modos como têm se integrado aos processos de criação, ao abarcar a materialidade das obras cênicas, a experimentação nas práticas dramatúrgicas coloca a pesquisa artística em outro patamar de complexidade, o que torna necessário investigar sobre suas atividades e, especialmente, o papel da dimensão crítica no interior da criação. Particularmente, são exploradas três experiências no Teatro da Vertigem, a saber: Bom Retiro 958 metros, Patronato 999 metros e Dire ce qu'on ne pense pas dans des langues qu'on ne parle pas. São exemplos de trabalhos artísticos realizados no espaço da cidade, a partir da especificidade do lugar, também chamado site-specific work. Neles, o contexto socioespacial torna-se matéria prima da investigação do dramaturgista, ao acionar campos de tensão entre conceitos que, por sua vez, nutrem a produção, ao mesmo tempo em que esta interfere nos contextos. Portanto, esta pesquisa pretende demonstrar a possibilidade do dramaturgista atuar com o objetivo de aprofundar e problematizar a própria crítica que o trabalho artístico deseja efetuar, tendo em vista o processo contínuo de absorção e neutralização da crítica pela linguagem da mercadoria. Esta prática, estamos chamando de dramaturgismo crítico.
Título em inglês
Dramaturg in collaborative process in performing arts: critical thinking in gesture
Palavras-chave em inglês
Contemporary dramaturgical practices
Critic - dramaturg
Critical art
Site-specific
Teatro da Vertigem
Theatre groups
Resumo em inglês
Through the experience in creative processes of the theatre group Teatro da Vertigem, as a dramaturg for eight years, transformations on the dramaturg work field were observed. Continuing the amplification of dramaturgy's notion and the different ways that it has been integrated to creation processes, which includes scenic work art's materiality, the experimentation on performing arts practices puts artistic research on another level of complexity. That demands investigation of its activities, concerning specially the role of the critic's dimension inside the creative process. Three experiences by Teatro da Vertigem are investigated: Bom Retiro 958 metros, Patronato 999 metros and Dire ce qu'on ne pense pas dans des langues qu'on ne parle pas. Those are examples of artistic works made at the city space, inspired by the particularities of that specific places, which is called site-specific work. In those works, the social and spatial background becomes the raw material of dramaturg's research, by activating tension between concepts that feeds the production. At the same time, this production interferes in that context. Therefore, this research aims to demonstrate the possibility of a dramaturg work with the goal of deepen and criticize the critique that the artistic work aims to do, considering the ongoing process, assembled by commodity's language, that absorbs and neutralizes the critique. This practice will be called "critical dramaturgism".
 
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Data de Publicação
2019-07-23
 
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