• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19122023-115916
Documento
Autor
Nombre completo
Sara Mello Neiva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Mayor, Mariana França Soutto
Betti, Maria Silvia
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Ridenti, Marcelo Siqueira
Título en portugués
Movimentos do teatro estudantil no Brasil: as experiências do Teatro do Estudante do Brasil (TEB), do Grupo Universitário de Teatro (GUT) e do Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP)
Palabras clave en portugués
Getulismo
Teatro brasileiro
Teatro estudantil
Teatro moderno
Teatro nacional-popular
Resumen en portugués
O presente trabalho busca estudar o trabalho de três grupos de teatro estudantil no Brasil: o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), o Grupo Universitário de Teatro (GUT) e o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). O objetivo é compreender diferentes aspectos artísticos e identificar um arco histórico do teatro estudantil no Brasil. A hipótese levantada é que os Teatros Estudantis surgiram como resultado de um aumento da agitação social nas áreas urbanas e do surgimento de um movimento estudantil organizado desde o início do Estado Novo, em 1937, sendo a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) um marco importante nesse contexto. Essas companhias de teatro estudantil mantinham características em comum, como uma cena pautada em um tipo de classicismo popular, o interesse em refletir sobre as conexões entre arte e sociedade, além da busca, em alguns casos, de uma inversão radical das condições produtivas, resultando em modos de trabalho coletivos. O Teatro do Estudante do Brasil (TEB), criado quase simultaneamente à UNE, desempenhou papel fundamental como centro irradiador de muitos outros grupos estudantis que se multiplicaram por várias regiões do Brasil, desafiando a exclusividade cultural do Rio de Janeiro e de São Paulo e mantendo uma rede articulada em âmbito nacional. Esta pesquisa também se concentrou em outros dois casos emblemáticos do teatro estudantil brasileiro nas décadas de 1940 e 1950: o Grupo Universitário de Teatro (GUT), criado por Décio de Almeida Prado e Lourival Gomes Machado em 1943, em São Paulo, na esteira da fundação da Faculdade de Filosofia da USP, e o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), fundado em 1940, mas que ganhou destaque quando Hermilo Borba Filho assumiu sua direção em 1945. Os resultados indicam que o teatro estudantil não se limitou aos anos 1940 e 1950. Pelo contrário, a hipótese nesta pesquisa levantada sugere que houve um longo período de experiências teatrais estudantis que se estendeu pelo menos até o início dos anos 1970.
Título en inglés
Student theatre movement in Brazil: the experiences of Teatro do Estudante do Brasil (TEB), Grupo Universitário de Teatro (GUT) and Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP)
Palabras clave en inglés
Brazilian theater
Getulism
Modern theater
Popular-national theater
Student theater
Resumen en inglés
This research aims to study the work of three student theater groups in Brazil: Teatro do Estudante do Brasil (TEB), Grupo Universitário de Teatro (GUT) and Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). The objective is to understand different artistic aspects and identify a historical arc of student theatre in Brazil. The hypothesis raised is that the Student Theater emerged as a result of an increase in social unrest in urban areas and the emergence of an organized student movement since the beginning of the Estado Novo in 1937, with the foundation of the União Nacional dos Estudantes (UNE) being an important milestone in this context. These student theater companies shared characteristics in common, such as a scene based on a type of popular classicism, an interest in reflecting on the connections between art and society, in addition to the search, in some cases, for a radical inversion of productive conditions, resulting in collective ways of working. The Teatro do Estudante do Brasil (TEB), created almost simultaneously with UNE, played a fundamental role as a radiating center for many other student groups which multiplied across various regions of Brazil, challenging the cultural exclusivity of Rio de Janeiro and São Paulo, and maintaining an articulated network nationwide. In addition to the Teatro do Estudante do Brasil (TEB), this research also focused on two other emblematic cases of Brazilian student theater in the 1940s and 1950s: the Grupo Universitário de Teatro (GUT), created by Décio de Almeida Prado and Lourival Gomes Machado in 1943, in São Paulo, in the wake of the founding of the Faculty of Philosophy at USP; and Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), founded in 1940, but which gained prominence when Hermilo Borba Filho took over the direction in 1945. The results indicate that student theater was not limited to the 1940s and 1950s, there was a long period of student theater experiences that lasted at least until the early 1970s.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.