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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19122023-115916
Documento
Autor
Nome completo
Sara Mello Neiva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Mayor, Mariana França Soutto
Betti, Maria Silvia
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Ridenti, Marcelo Siqueira
Título em português
Movimentos do teatro estudantil no Brasil: as experiências do Teatro do Estudante do Brasil (TEB), do Grupo Universitário de Teatro (GUT) e do Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP)
Palavras-chave em português
Getulismo
Teatro brasileiro
Teatro estudantil
Teatro moderno
Teatro nacional-popular
Resumo em português
O presente trabalho busca estudar o trabalho de três grupos de teatro estudantil no Brasil: o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), o Grupo Universitário de Teatro (GUT) e o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). O objetivo é compreender diferentes aspectos artísticos e identificar um arco histórico do teatro estudantil no Brasil. A hipótese levantada é que os Teatros Estudantis surgiram como resultado de um aumento da agitação social nas áreas urbanas e do surgimento de um movimento estudantil organizado desde o início do Estado Novo, em 1937, sendo a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) um marco importante nesse contexto. Essas companhias de teatro estudantil mantinham características em comum, como uma cena pautada em um tipo de classicismo popular, o interesse em refletir sobre as conexões entre arte e sociedade, além da busca, em alguns casos, de uma inversão radical das condições produtivas, resultando em modos de trabalho coletivos. O Teatro do Estudante do Brasil (TEB), criado quase simultaneamente à UNE, desempenhou papel fundamental como centro irradiador de muitos outros grupos estudantis que se multiplicaram por várias regiões do Brasil, desafiando a exclusividade cultural do Rio de Janeiro e de São Paulo e mantendo uma rede articulada em âmbito nacional. Esta pesquisa também se concentrou em outros dois casos emblemáticos do teatro estudantil brasileiro nas décadas de 1940 e 1950: o Grupo Universitário de Teatro (GUT), criado por Décio de Almeida Prado e Lourival Gomes Machado em 1943, em São Paulo, na esteira da fundação da Faculdade de Filosofia da USP, e o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), fundado em 1940, mas que ganhou destaque quando Hermilo Borba Filho assumiu sua direção em 1945. Os resultados indicam que o teatro estudantil não se limitou aos anos 1940 e 1950. Pelo contrário, a hipótese nesta pesquisa levantada sugere que houve um longo período de experiências teatrais estudantis que se estendeu pelo menos até o início dos anos 1970.
Título em inglês
Student theatre movement in Brazil: the experiences of Teatro do Estudante do Brasil (TEB), Grupo Universitário de Teatro (GUT) and Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP)
Palavras-chave em inglês
Brazilian theater
Getulism
Modern theater
Popular-national theater
Student theater
Resumo em inglês
This research aims to study the work of three student theater groups in Brazil: Teatro do Estudante do Brasil (TEB), Grupo Universitário de Teatro (GUT) and Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). The objective is to understand different artistic aspects and identify a historical arc of student theatre in Brazil. The hypothesis raised is that the Student Theater emerged as a result of an increase in social unrest in urban areas and the emergence of an organized student movement since the beginning of the Estado Novo in 1937, with the foundation of the União Nacional dos Estudantes (UNE) being an important milestone in this context. These student theater companies shared characteristics in common, such as a scene based on a type of popular classicism, an interest in reflecting on the connections between art and society, in addition to the search, in some cases, for a radical inversion of productive conditions, resulting in collective ways of working. The Teatro do Estudante do Brasil (TEB), created almost simultaneously with UNE, played a fundamental role as a radiating center for many other student groups which multiplied across various regions of Brazil, challenging the cultural exclusivity of Rio de Janeiro and São Paulo, and maintaining an articulated network nationwide. In addition to the Teatro do Estudante do Brasil (TEB), this research also focused on two other emblematic cases of Brazilian student theater in the 1940s and 1950s: the Grupo Universitário de Teatro (GUT), created by Décio de Almeida Prado and Lourival Gomes Machado in 1943, in São Paulo, in the wake of the founding of the Faculty of Philosophy at USP; and Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), founded in 1940, but which gained prominence when Hermilo Borba Filho took over the direction in 1945. The results indicate that student theater was not limited to the 1940s and 1950s, there was a long period of student theater experiences that lasted at least until the early 1970s.
 
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Data de Publicação
2023-12-19
 
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