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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-19042021-170556
Documento
Autor
Nome completo
Luiza Romani Ferreira Banov
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Sayonara Sousa (Presidente)
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Lourenço, Robson
Macedo, Vanessa Freitas de Paiva
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de
Título em português
Grafias da dança em deslocamento: experiência, memória e transmissibilidade
Palavras-chave em português
Coreografia
Corpo memorial
Dramaturgias em deslocamento
Processo de criação
Transmissibilidade em dança
Resumo em português
A presente pesquisa sustenta, como propulsoras, quatro práticas criativas: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) e ...labirintos intermitentes... (2017), todas tendo seu processo desenvolvido na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A dança que atravessou estes quatro processos permitiu o reconhecimento de fatores inerentes e comuns a eles: o deslocamento espaço/temporal, a experiência, a memória e a transmissibilidade. Esta realidade nos levou à investigação desses elementos comuns para ampliar a percepção dos mesmos enquanto condutores dos processos criativos, encontrando, assim, pontos de conexão e de desconexão que possibilitem a reflexão dos possíveis deslocamentos presentes nas grafias destas danças. Então, é possível afirmar que a dança transita por movimentos e histórias corporais desenvolvidos por bailarinos/contadores de histórias. Dessa maneira, a grafia dos movimentos se move através do tempo e do espaço, e também de um corpo para outro. E é nesse sentido que arquivos, testemunhos e, especialmente, a "oralidade" do corpo tornam-se elementos fundamentais para que a ortografia permaneça, mesmo que novas intensidades e tensões de movimento sejam criadas. Autores como Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), entre outros, amparam a pesquisa.
Título em inglês
Dance graphics in displacement - experience, memory and transmissibility
Palavras-chave em inglês
Coreography
Creative process
Dance transmissibility
Displaced dramaturgies
Memorial body
Resumo em inglês
The present research supports, as drivers, four creative practices: CAMINHOS 1998/2017, SOPRO (2011, 2013, 2015), No coração uma semente (2015) and ...labirintos intermitentes... (2017), all having their process developed in the city of Piracicaba, in the state of São Paulo. The dance that went through these four processes allowed the recognition of factors inherent and common to them: the space/time displacement, experience, memory and transmissibility. This reality led us to investigate these common elements to broaden their perception as drivers of creative processes, thus finding points of connection and disconnection that make it possible to reflect on the possible displacements present in the spellings of these dances. So, it is possible to say that dance moves through body movements and stories developed by dancers/storytellers. In this way, the spelling of the movements moves through time and space, and also from one body to another. And it is in this sense that archives, testimonies and, especially, the "orality" of the body become fundamental elements for the orthography to remain, even if new intensities and tensions of movement are created. Authors such as Nelson (2013), Ingold (2011), Klein (2018), among others.
 
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Data de Publicação
2021-04-19
 
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