• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-17042019-151511
Document
Author
Full name
Adão Freire Monteiro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2018
Supervisor
Committee
Leite, Marcelo Denny de Toledo (President)
Fischer, Stela Regina
Vasconcelos, Gisele Soares de
Title in Portuguese
A Produção Performativa de um Homem : Cenas e Contextos
Keywords in Portuguese
Corpo
Gênero
Masculinidades
Performatividade de Gênero
Teatro
Abstract in Portuguese
Este estudo utiliza escuta e escrita de intervenções, depoimentos, confissões e queixas de homens autuados pela Lei 11.340/2006 (BRASIL, 2006. Denominada também de Lei Maria da Penha) dos Grupos Reflexivos da ONG Coletivo Feminista Sexualidade Saúde, e de abordagens do grupo GEPRAGEM - Grupo de Pesquisas e Práticas em Gênero e Masculinidades do fórum de gênero e masculinidades do grande ABC - Santo André, como material discursivo para questionamentos sobre masculinidade e sobre a produção performativa do homem. Esta abordagem passa por diferentes formas de ser homem ao longo da história e suas implicações de privilégios e punições culturais, além de análises das representações do masculino na cena contemporânea, tendo como exemplos os espetáculos performativos: Estudo sobre o masculino: primeiro movimento, processo coordenado pelo diretor e dramaturgo Antônio Duran; Aquilo que me arrancaram foi a única coisa que me restou, da Trupe A Motosserra Perfumada; Feminino Abjeto, processo dirigido pela diretora e atriz Janaína Leite; Para aquelas que não mais estão, espetáculo memorial, parceria do Coletivo Rubro Obsceno (SP) com a performer Violeta Luna (México); CARNE - Patriarcado e Capitalismo, da Kiwi Cia. De Teatro; e minha elaboração e produção performativa do Homem das Mal-Amadas, em VULVAR - No lugar dela, do grupo Mal- Amadas: Poética do Desmonte. Estes discursos cênicos são analisados como exemplos por colocarem a visão do e sobre o masculino em cena, nos quais podemos notar olhares, produção e performatividades do gênero. Este panorama retorna aos grupos reflexivos e de estudos sobre gênero e masculinidades em forma de workshop: Gênero é Performance! para uma produção performativa de um homem, para se pensar o homem como produzido e performado, cotidianamente, em cena e contexto, portanto, transformável.
Title in French
LA PRODUCTION PERFORMATIQUE DE L'HOMME - Scènes et Contextes
Keywords in French
Corps
Genre
Masculinités
Performativité de genre
Théâtre
Abstract in French
Cette étude se sert de l'écoute et de l'écrite à propos des interventions, des témoignages, des aveux et des plaintes des hommes condamnés par la loi 11.340/2006 (BRASIL, 2006. Connue aussi sous le nom Lei Maria da Penha) participants aux Groupes de Réflexion de l'ONG Coletivo Feminista Sexualidade Saúde et des approches du groupe GEPRAGEM (Grupo de Pesquisas e Práticas em Gênero e Masculinidades du forum sur genre et masculinité du grand ABC - Santo André) en tant que matière discursive pour mettre en question la masculinité et la production performative de l'homme. Cette approche passe par de différentes formes d'être homme tout au long de l'histoire en considérant les implications de privilèges et les sanctions culturelles. Parallèlement on analyse des représentations du masculine dans la scène contemporaine, en prenant comme exemples les spectacles performatifs: Estudo sobre o masculino: primeiro movimento, un processus coordonné par le réalisateur et dramaturge Antônio Duran; Aquilo que me arrancaram foi a única coisa que me restou de la troupe Motoserra Perfumada; Feminino Abjeto, un spectacle mis en scène par la réalisatrice et actrice Janaína Leite; Para aquelas que não mais estão, un spectacle mémorial, un partenariat entre le groupe Rubro Obsceno (SP) et la performer Violeta Luna (Mexique); CARNE - Patriarcado e Capitalismo, de la Kiwi Cia. de Teatro; et mon élaboration et production performative de l'homme au groupe Mal-Amadas:Poética do Desmonte dans le spectacle VULVAR - No lugar dela. Ces discours scéniques sont analysés comme des exemples puisqu'ils mettent en scène la vision du masculin et/ou sur le masculin, où on peut remarquer les regards, la production et la performativité du genre. Ce panorama-là reprend le matériel des groupes de réflexion et des études sur le genre et les masculinités avec le but d'élaborer le workshop Gênero é Performance! dans lequel on parle d'une production performative d'un homme, afin de penser à l'homme comme un être produit et performer quotidiennement sur la scène et dans le contexte et, donc, un être transformable.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2019-04-22
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.