• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-105928
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Severo dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Presidente)
Montagner, Alessandra Fernandes
Oliveira, Rosenilton Silva de
Azevedo, Amailton Magno
Rachel, Denise Pereira
Título en portugués
A performance negra no Brasil: estéticas descolonizadas na cena contemporânea
Palabras clave en portugués
Autorias Negras
Cena Contemporânea
Corpo Negro
Estéticas Descolonizadas
Performance Negra
Resumen en portugués
Esta pesquisa de natureza cartográfica parte da identificação e análise de ações performativas de artistas negras/os/es brasileiras/os/es, tendo como base os estudos da arte da performance (Diana Taylor, Ileana Diéguez Caballero, Leda Maria Martins, Josette Féral, Erika Fischer-Lichte) em diálogo com a perspectiva crítica pós-colonial (Frantz Fanon, Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Achille Mbembe). São analisadas as ações de artistas como Antonio Obá, Castiel Vitorino Brasileiro, Luiz de Abreu, Priscila Rezende, Renata Felinto, Musa Michelle Mattiuzzi, Lucimélia Romão, Ayrson Heráclito, Franco Fonseca, Micaela Cyrino, Ana Musidora, Val Souza, Tina Melo, Tiago SantAna, Olyvia Bynum, Luanah Cruz, e as ações do coletivo Frente 3 de Fevereiro e Preta Performance, coletivo, do qual faço parte na cidade de São Paulo. Para tanto, foram empregadas técnicas de investigação, tais como: levantamento de registros em áudios e vídeos, visitas a acervos e ateliês, contato com artistas por meio de depoimentos e conversas, realização de entrevistas, acompanhamento de performances, consulta de textos críticos, utilização de catálogos de exposições, portfólios de artistas e eventos pertinentes à temática. Para a análise das ações, parto de categorias como identidade nacional, mestiçagem, branqueamento, branquitude, epistemicídio, necropolítica, imagens de controle. Problematizo como as obras dessas/es criadoras/es trazem discussões em torno de novas ordens de representação e novos regimes de visibilidade, fundamentadas na indissociabilidade entre política e representação. Sustenta-se a hipótese de que a produção de artistas negras/os/es no campo da arte da performance produz questionamentos, críticas, problematizações sobre as relações étnico-raciais no Brasil e acionam narrativas da história do país, à luz da permanência de problemas da condição social do sujeito negro na atualidade. Assim, investiga-se como a arte da performance pode ativar conhecimento histórico, político e social da população negra no Brasil.
Título en inglés
Black Performance in Brazil: Decolonized Aesthetics in the Contemporary Scene
Palabras clave en inglés
Black Authors
Black Body
Black Performance
Contemporary Scene
Decolonized Aesthetics
Resumen en inglés
This research of a cartographic nature starts from the identification and analysis of performative actions of black Brazilian artists, based on performance art studies (Diana Taylor, Ileana Diéguez Caballero, Leda Maria Martins, Josette Féral, Erika Fischer-Lichte) in dialogue with the postcolonial critical perspective (Frantz Fanon, Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Achille Mbembe). The actions of artists such as Antonio Obá, Castiel Vitorino Brasileiro, Luiz de Abreu, Priscila Rezende, Renata Felinto, Musa Michelle Mattiuzzi, Lucimélia Romão, Ayrson Heráclito, Franco Fonseca, Micaela Cyrino, Ana Musidora, Val Souza, Tina Melo, Tiago Sant'Ana, Olyvia Bynum, Luanah Cruz, are analyzed and the actions of the collective Frente 3 de Fevereiro and Preta Performance, collective, of which I am part of in the city of São Paulo. To this end, research techniques were employed, such as: collection of audio and video records, visits to collections and studios, contact with artists through testimonies and conversations, interviews, monitoring of performances, consultation of critical texts, use of exhibition catalogs, portfolios of artists and events relevant to the theme. For the analysis of the actions, I start from categories such as national identity, mestizaje, whitening, whiteness, epistemicide, necropolitics, images of control. I problematize how the works of these creators bring discussions around new orders of representation and new regimes of visibility, based on the inseparability between politics and representation. The hypothesis is that the production of black artists in the field of performance art produces questions, criticisms, problematizations about ethnic-racial relations in Brazil and triggers narratives of the country's history, in the light of the permanence of problems of the social condition of the black subject today. Thus, we investigate how performance art can activate historical, political and social knowledge of the black population in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.