• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-15082023-161417
Document
Auteur
Nom complet
Fabiano Carlos Zanin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Martins, José Batista Dal Farra (Président)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Harder, Rejane
Lima, Luciano Chagas
Moura, Lino Daniel Evangelista
Titre en portugais
Construções performáticas da juerga flamenca: transformações e permanências sob uma perspectiva pedagógica
Mots-clés en portugais
Dança flamenca
Ensino e aprendizagem
Juerga em performance
Juerga flamenca
Música flamenca
Pedagogia do flamenco
Tradição oral
Resumé en portugais
A juerga flamenca é o momento no qual a coletividade flamenca se diverte e se comunica, cantando, tocando e dançando flamenco. O evento flamenco-juerga, manifestação coletiva híbrida que transcende as fronteiras das linguagens da música, da dança e do teatro, é investigado nessa tese a partir de suas próprias práticas e características performáticas peculiares, no sentido de favorecer a percepção desse fenômeno em sua totalidade, de facilitar a análise sobre suas dinâmicas de aplicação e seu potencial pedagógico. Este trabalho apresenta uma perspectiva articuladora dos elementos constituintes da linguagem flamenca (cante, baile e guitarra), incluindo o improviso, voltada aos usos da juerga flamenca e a sua viabilidade pedagógica no contexto do ensino de flamenco no Brasil. O desenho metodológico compreendeu revisão bibliográfica sobre os elementos constituintes da linguagem flamenca, os métodos de transmissão do flamenco e o flamenco em performance: juerga; transcrição e análise de entrevistas de artistas reconhecidos no meio flamenco sobre história e métodos de transmissão do flamenco no Brasil; relato e análise de experiência pessoal de ensino e aprendizagem do flamenco; e análise dos dados resultantes das respostas a questionários estruturados submetidos a performers-professores de flamenco brasileiros sobre suas percepções relativas aos saberes e às práticas de ensino. Com base nas análises realizadas, verificou-se que parte significativa dos respondentes considera a juerga flamenca importante para a formação dos estudantes de flamenco, principalmente por seu caráter festivo e didático. Ademais, pudemos validar a hipótese de que a utilização pedagógica da juerga flamenca é percebida pelos performersprofessores de flamenco como uma situação de aprendizagem privilegiada para a transmissão dos saberes tácitos, não codificados, do flamenco, assim como para o desenvolvimento de capacidades de improviso idiomático no flamenco.
Titre en anglais
Performative structures of juerga flamenca: transformations and permanences from a pedagogical perspective
Mots-clés en anglais
Flamenco dance
Flamenco juerga
Flamenco music
Flamenco pedagogy
Juerga in performance
Oral tradition
Teaching and learning
Resumé en anglais
The flamenco juerga is the moment in which the flamenco community has fun and communicates, singing, playing and dancing flamenco. The flamenco-juerga event, a hybrid collective manifestation that transcends the boundaries of the languages of music, dance and theater, is investigated in this thesis from its own practices and peculiar performance characteristics, in order to promote the perception of this phenomenon in its entirety, to facilitate the analysis of its application dynamics and its pedagogical potential. This work presents an articulating perspective of the constituent elements of the flamenco language (cante, baile and guitarra), including improvisation, focused on the uses of the flamenco juerga and its pedagogical viability in the context of flamenco teaching in Brazil. The methodological design included a bibliographic review on the constituent elements of the flamenco language, the methods of transmission of flamenco and flamenco in performance: juerga; transcription and analysis of interviews with renowned flamenco artists on the history and transmission methods of flamenco in Brazil; report and analysis of personal experience of teaching and learning flamenco; and analysis of data resulting from responses to structured questionnaires submitted to Brazilian flamenco performers-teachers about their perceptions regarding knowledge and teaching practices. Based on the analyses, it was verified that a significant part of the respondents consider the flamenco juerga important for the formation of flamenco students, mainly due to its festive and didactic character. In addition, we were able to validate the hypothesis that the pedagogical use of flamenco juerga is perceived by flamenco performers-teachers as a privileged learning situation for the transmission of tacit knowledge, not codified, flamenco, as well as for the development of idiomatic improvisation skills in flamenco.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
FabianoCarlosZanin.pdf (11.57 Mbytes)
Date de Publication
2023-08-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.