• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-14112022-175027
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Davidovitsch
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ramos, Luiz Fernando (Président)
Rengel, Lenira Peral
Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de
Coutinho, Eduardo Tessari
Lima, André Meyer Alves de
Titre en portugais
O jogo da dança israeli: dança depoimento como alternativa cênico-contemporânea.
Mots-clés en portugais
Autobiográfico
Dança Contemporânea
Dança Depoimento
Dança israeli
Resumé en portugais
Esta tese é resultado de uma pesquisa que envolveu uma ação em campo e os seus desdobramentos analíticos. "O jogo da dança israeli" foi a obra gerada dentro desse campo, o qual tinha como foco construir uma peça de dança contemporânea com praticantes de dança israeli. Nesta, três mulheres judias compartilham com o público suas histórias pessoais na dança israeli, alternando momentos de depoimentos com momentos dançados. Observou-se que tem sido recorrente, no meio de produção da dança contemporânea, esse tipo de coreografia onde dançarinos trazem, de forma falada, depoimentos autobiográficos, utilizando poucos, por vezes nenhum, movimentos dançados dentro de cena. A partir desse ponto, levantou-se o seguinte problema: esse tipo de configuração cênica seria um subsistema dentro do vasto território da dança contemporânea? Diante desta hipótese respondeu-se positivamente, atribuindo a esse gênero potencial a denominação de dança depoimento. O principal objetivo da pesquisa foi destrinchar os aspectos que caracterizam esse tipo de linguagem estético-coreográfica. "O jogo da dança israeli" serviu de modelo e referência para tal análise. Como arcabouço teórico, a pesquisa teve como alicerce principal a área de Estudos Contemporâneos em Dança, transitando também por abordagens historiográficas da dança israeli e pelo campo de estudos literários, para discutir sobre textos autonarrativos, aqueles utilizados em depoimentos.
Titre en anglais
The Israeli dance game: testimonial dance as a scenic-contemporary alternative.
Mots-clés en anglais
Autobiographical
Contemporary dance
Israeli dance
Testimonial Dance
Resumé en anglais
This thesis is the result of a research that involved an action in the field and its analytical consequences. "The Israeli dance" game was the artistic work generated within this field, which focused on building a contemporary dance piece with Israeli dance practitioners. In this one, three Jewish women share with the public their personal stories in Israeli dance, alternating moments of testimonies with moments of dance. It was observed that this type of choreography has been recurrent, in the midst of contemporary dance production, in which dancers bring, in spoken form, autobiographical testimonies, placing very little, if any, danced movements within the scene. From that point onwards, the following problem arose: would this type of scenic configuration be a subsystem within the vast territory of contemporary dance? Coining a hypothesis that answers this question with a positive statement, to this dance genre was given the name testimonial dance. The main objective of this research was to unravel the aspects that characterize this type of aesthetic-choreographic language. "The Israeli dance" game served as a model and reference for such analysis. As a theoretical framework, the research had as its main foundation the area of Contemporary Studies in Dance, also transiting through historiographical approaches to Israeli dance and the area of literary studies, to discuss self-narrative texts used in testimonies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.