• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-14112022-173854
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Moreira Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Presidente)
Greiner, Christine
Vianna, Marina Teixeira Werneck
Título en portugués
Palestra-performance: um estudo sobre suas formas, modos de operação e processos.
Palabras clave en portugués
Ivana Müller
Palestra
Performance
Plataforma ÀRÀKÁ
Sofia Medici
Resumen en portugués
Esta dissertação investiga a palestra-performance a partir do que foi percebido como um aparecimento recorrente nessa prática performativa: uma certa disposição visual dos elementos cênicos, a ligação com o ato de leitura e uma qualidade fragmentária, repleta de pausas e recortes dos materiais expostos pelos artistas. A fim de refletir sobre aquilo que permite essa cena ser composta, destaca-se como esses trabalhos se estruturam sob a forma de fragmentos, que quando montados, justapostos, exibem sua qualidade processual. Traçando contornos teóricos sobre a palestra-performance, cita-se autores como Husemann (2004), Bleeker (2012), Frank (2013) e Oliveira (2014). São, ainda, analisados três modos diferentes de abordagem desse fenômeno, ao apresentar duas artistas e um coletivo cênico como estudo de caso: Sofia Medici e o uso de arquivos; Ivana Müller, que apresenta uma hipótese absurda para uma investigação científica; e Plataforma ÀRÀKÁ ao desconstruir a formalidade do ato de palestrar, tornando a cena preponderante.
Título en inglés
Lecture-performance: a study of its forms, modes of operation and processes.
Palabras clave en inglés
Ivana Müller
Lecture
Performance
Plataforma ÀRÀKÁ
Sofia Medici
Resumen en inglés
This dissertation investigates the lecture-performance from what was perceived as a recurrent appearance in this performative practice: a certain visual disposition of the scenic elements, the connection with the act of reading and a fragmentary quality, full of pauses and cuttings of the materials exposed by the artists. In order to reflect what allows this scene to be composed, highlights how these works are structured in the form of fragments, which when assembled, juxtaposed, exhibiting their prosessual quality. In order to offer theoretical contours of the lecture-performance, are cited authors such as Husemann (2004), Bleeker (2012), Frank (2013) e Oliveira (2014). Three different ways of approaching this phenomenon are also analyzed, by presenting two artists and a scenic collective as case study: Sofia Medici and the use of archives; Ivana Müller, who presents an absurd hypothesis for a scientific investigation; and Plataforma ÀRÀKÁ by deconstructing the formality of the lecturing act, making the scene preponderant.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.