• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2016.tde-14012016-094650
Documento
Autor
Nome completo
Michelle Rodrigues Gabriel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Monteiro, Neyde de Castro Veneziano
Título em português
As inversas razões da bilha quebrada - a trajetória da companhia. Razões Inversas a partir das montagens de A bilha quebrada, de Heinrich von Kleist, em 1993 e 2011
Palavras-chave em português
A Bilha Quebrad
Kleist
Marcio Aurelio
Razões Inversas
Resumo em português
Esta pesquisa de mestrado se deu a partir de uma investigação das montagens do espetáculo A Bilha Quebrada, de Heinrich Von Kleist, realizados, respectivamente, em 1993 e 2011 pela Companhia Razões Inversas, com direção de Marcio Aurelio. No primeiro capítulo, apresenta-se um breve histórico do diretor e um panorama de todos os espetáculos da Companhia realizados entre 1990 e 2015. No segundo, analisa-se com mais atenção as montagens de A Bilha Quebrada em 1993 e 2011, estudando-se a trama, a comicidade existente no texto, as diversas montagens no Brasil e a relação do teatro e tribunal. Por fim, no terceiro capítulo, analisa-se o campo de visão e a leitura de mesa, um dos exercícios utilizados pela Companhia para a criação de seus espetáculos. O estudo explicita a importância de cada encenação para o momento cultural da época, apontando para uma necessidade de salvaguardar a trajetória de uma das companhias mais importantes do cenário paulistano e nacional.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Kleist
Marcio Aurelio
Razões Inversas
The Broken Jug
Resumo em inglês
This master's research took from an investigation of the performing assemblies The Broken Jug, Heinrich Von Kleist, performed respectively in 1993 and 2011 by the Razões Inversas Company, directed by Marcio Aurelio. The first chapter presents a brief history of the director and an overview of all the Company's spectacles carried out between 1990 and 2015. In the second, we analyze more closely the assemblies The Broken Jug in 1993 and 2011, is studying the plot, the existing comic in the text, the various assemblies in Brazil and the relationship of theater and court. Finally, the third chapter analyzes the "campo de visão" and the table work, one of the exercises used by the Company to create its shows. The study explains the importance of each scenario for the cultural moment of the day, pointing to a need to safeguard the trajectory of one of the most important companies in the São Paulo and Brazil scene.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-01-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.