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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Antonio Romboli Farina
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Machado, Vinicius Torres
Título em português
O caso Tobias - vida e obra de Ricardo Lísias: por uma crítica da arte viva
Palavras-chave em português
Antropologia
Arte
Crítica
Literatura
Teoria do Ator-Rede
Resumo em português
Em julho de 2015, uma intimação expedida pela Polícia Federal, a pedido da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público Federal, surpreendeu o escritor Ricardo Lísias. No documento, solicitava-se a presença do autor para esclarecimentos concernentes a duas denúncias de falsificação de documento público, por ocasião da publicação do e-book Delegado Tobias. O conjunto composto pelos diversos atores e ações responsáveis por esse imbróglio constitui o alvo principal do presente trabalho. A prática literária de Lísias, avessa a gêneros e fronteiras tradicionais, exige da crítica um exercício proporcionalmente transversal. Por isso, de forma exemplar, manifesta a necessidade, preconizada por esta dissertação, de uma crítica que enxergue a arte como um fenômeno vivo, de e em ação; em outras palavras, de uma crítica da arte viva . Na fundamentação e no exercício dessa postura analítica, inspirada sobretudo pela Teoria do Ator-Rede, como sistematizada pelo antropólogo Bruno Latour, consiste o percurso substantivo deste trabalho.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Actor-Network Theory
Anthropology
Art
Critics
Literature
Resumo em inglês
In July 2015, a subpoena issued by the Brazilian Federal Police took writer Ricardo Lísias by surprise. The Federal Prosecution Service requested the presence of the author for clarification regarding two allegations of falsifying public documents. The charges were related to the publication of the e-book Delegado Tobias. The set composed by the various actors and actions responsible for this imbroglio is the main target of the present work. Lísias' literary practice, which is averse to traditional genres and boundaries, requires a proportionally transversal exercise of criticism. For this reason, his writing expresses in an exemplary way the need, praised by this Master's thesis, for a critique that sees art as a living phenomenon, from and in action; in other words, for a living critique of art. In the foundation and exercise of this analytical posture, therefore, inspired mainly by the Actor-Network Theory, as systematized by the anthropologist Bruno Latour, consists of the substantive course of this work.
 
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Data de Publicação
2019-11-14
 
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