• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-13072023-145120
Document
Auteur
Nom complet
Vinicius Meloni Maciel de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Président)
Dias, Kenia e Silva
Fabião, Eleonora Batista
Titre en portugais
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores
Mots-clés en portugais
atuação em espaços urbanos
Estado de rua teatral
Intervenção urbana
Processo criativo do ator
Teatro de Narradores
Teatro e cidade
Resumé en portugais
Esta dissertação investiga alguns aspectos que envolvem o trabalho de atuação desenvolvido na relação direta com a cidade. Reflete-se sobre como o contexto urbano pode atravessar os corpos do ator e da atriz, ao mesmo tempo em que suas ações podem igualmente afetar as relações constituídas de um determinado entorno. Como as interações entre cidade e corpos, atentos aos seus processos de percepção, possibilitam o surgimento de um outro modo de comportamento do ator/da atriz? Para pensar sobre isso, analisa-se o processo de criação do espetáculo Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) e da intervenção urbana Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), ambos do grupo Teatro de Narradores (SP). O desenvolvimento dessa pesquisa tem como ponto de partida o exercício de construção de um olhar analítico e crítico sobre a própria experiência: o autor dessa dissertação participou integralmente como ator do referido processo criativo. Sob esta perspectiva, primeiramente, elabora-se um ponto de vista sobre como elementos do teatro, do cinema e da cidade conversam no trabalho do grupo, desde o processo até a obra finalizada. Posteriormente, firmando-se mais no campo da atuação, trava-se uma aproximação com a área de arquitetura e urbanismo a fim de, a partir do conceito de estado de rua concebido pelo pesquisador Gabriel Schvarsberg (2011), elaborar o que seria um estado de rua teatral e o os seus modos de instauração por meio da ação incorporada do ator e da atriz. É ponto importante no desenvolvimento desse pensamento entender como os elementos de disputa e negociação pelo espaço urbano tornam-se fundamentais na potencialização do jogo atoral.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Creative process of the actor
Performance in urban spaces
Teatro de Narradores
Theater and city
Theatrical street state
Urban intervention
Resumé en anglais
This master's dissertation investigates some aspects that involve the acting work developed in direct relation with the city. It reflects on how the urban context can pass through the bodies of the actor and the actress, while their actions can also affect the established relationships of a certain environment. How do the interactions between the bodies and the city, aware of their processes of perception, make possible the emergence of another behaviour of the actor/actress in acting? Going through it, we analyse the process of creating the play Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) and the urban intervention Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), both by the Teatro de Narradores group (SP). This research has as its starting point the exercise of building an analytical and critical view of a personal experience: the author of this dissertation participated fully as an actor in that creative process. From this perspective, a point of view is elaborated on how elements of theater, cinema and the city are relating to one another in the group's productions, throughout the work. Subsequently, especially considering the field of acting, an approximation is made with architecture and urbanism in order to, from the concept of state of street conceived by the researcher Gabriel Schvarsberg (2011), elaborate what would be a theatrical street state and how to establish this by embodied acting. It is important here to understand how the elements of dispute and negotiation for urban space become fundamental in enhancing the actor's game.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-07-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.