• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-13072023-145120
Documento
Autor
Nombre completo
Vinicius Meloni Maciel de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, Antônio Carlos de Araújo (Presidente)
Dias, Kenia e Silva
Fabião, Eleonora Batista
Título en portugués
Estado de Rua: experiência urbana e prática atoral no processo de criação do Teatro de Narradores
Palabras clave en portugués
atuação em espaços urbanos
Estado de rua teatral
Intervenção urbana
Processo criativo do ator
Teatro de Narradores
Teatro e cidade
Resumen en portugués
Esta dissertação investiga alguns aspectos que envolvem o trabalho de atuação desenvolvido na relação direta com a cidade. Reflete-se sobre como o contexto urbano pode atravessar os corpos do ator e da atriz, ao mesmo tempo em que suas ações podem igualmente afetar as relações constituídas de um determinado entorno. Como as interações entre cidade e corpos, atentos aos seus processos de percepção, possibilitam o surgimento de um outro modo de comportamento do ator/da atriz? Para pensar sobre isso, analisa-se o processo de criação do espetáculo Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) e da intervenção urbana Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), ambos do grupo Teatro de Narradores (SP). O desenvolvimento dessa pesquisa tem como ponto de partida o exercício de construção de um olhar analítico e crítico sobre a própria experiência: o autor dessa dissertação participou integralmente como ator do referido processo criativo. Sob esta perspectiva, primeiramente, elabora-se um ponto de vista sobre como elementos do teatro, do cinema e da cidade conversam no trabalho do grupo, desde o processo até a obra finalizada. Posteriormente, firmando-se mais no campo da atuação, trava-se uma aproximação com a área de arquitetura e urbanismo a fim de, a partir do conceito de estado de rua concebido pelo pesquisador Gabriel Schvarsberg (2011), elaborar o que seria um estado de rua teatral e o os seus modos de instauração por meio da ação incorporada do ator e da atriz. É ponto importante no desenvolvimento desse pensamento entender como os elementos de disputa e negociação pelo espaço urbano tornam-se fundamentais na potencialização do jogo atoral.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Creative process of the actor
Performance in urban spaces
Teatro de Narradores
Theater and city
Theatrical street state
Urban intervention
Resumen en inglés
This master's dissertation investigates some aspects that involve the acting work developed in direct relation with the city. It reflects on how the urban context can pass through the bodies of the actor and the actress, while their actions can also affect the established relationships of a certain environment. How do the interactions between the bodies and the city, aware of their processes of perception, make possible the emergence of another behaviour of the actor/actress in acting? Going through it, we analyse the process of creating the play Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso (2011) and the urban intervention Depois do Desmanche Cenas de Intervenção (2010), both by the Teatro de Narradores group (SP). This research has as its starting point the exercise of building an analytical and critical view of a personal experience: the author of this dissertation participated fully as an actor in that creative process. From this perspective, a point of view is elaborated on how elements of theater, cinema and the city are relating to one another in the group's productions, throughout the work. Subsequently, especially considering the field of acting, an approximation is made with architecture and urbanism in order to, from the concept of state of street conceived by the researcher Gabriel Schvarsberg (2011), elaborate what would be a theatrical street state and how to establish this by embodied acting. It is important here to understand how the elements of dispute and negotiation for urban space become fundamental in enhancing the actor's game.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.