• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-13042021-152939
Documento
Autor
Nombre completo
Sergio Ricardo Lessa Ortiz
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Rocha, Rosane Muniz
Costa, Felisberto Sabino da
Moura, Carolina Bassi de
Pestana, Sandra Regina Facioli
Título en portugués
O espiritual e a cena: a transformação do espaço cênico dos espetáculos de Peter Brook
Palabras clave en portugués
Cenografia
Espaço teatral
Peter Brook
Teatro Sagrado
Trajes de cena
Resumen en portugués
O espiritual e a cena: a transformação do espaço cênico dos espetáculos de Peter Brook investiga se a busca pelo aprimoramento da espiritualidade ou, o que se denominou como busca pelo sagrado em cena, implicou na simplificação da cenografia e na transformação da apropriação espacial e valorização do espaço cênico nas obras de um dos mais importantes encenadores do século XX, que também influenciou bastante o pensamento teatral no começo do século XXI - Peter Brook, responsável por uma intensa pesquisa sobre o teatro ritualístico/sagrado. O trabalho evidencia as questões expostas anteriormente sobre o processo de simplificação dos elementos visuais dos seus espetáculos por meio da análise do processo de criação espacial dos cenários e dos trajes de cena, nos espetáculos A Conferência dos Pássaros (1979), O Jardim das Cerejeiras (1981), A Tempestade (1990) e A Tragédia de Hamlet (2001). Documenta, indica e reflete de que forma a trajetória de evolução espiritual do encenador culminou no processo de tornar simbólicos os elementos visuais das peças, durante a concepção do espetáculo e, por meio da análise de documentos, aponta para a condução de seu teatro rumo ao teatro sagrado definido por Brook. As principais referências bibliográficas são: O Espaço Vazio, Fios do Tempo e A Porta Aberta
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Costume design
Holy Theater
Peter Brook
Scenic Space
Set design
Resumen en inglés
The spiritual and the scene: the transformation of the set and costume design in Peter Brook's plays aims to investigate whether the search for an spiritual improvement, or what has been named the exploration of the sacred in scene, implies in the simplification of the set and costume design and the transformation of the spatial appropriation of the scenic space in the works of one of the most important theatrical directors in the 20th century, but that has also has greatly influenced the development of theatrical thoughts at the beginning of the 21st century - Peter Brook, responsible for an intense research on ritual / holy theater. The work highlights the issues previously exposed about the process of simplifying the visual elements of his plays through the analysis of the process of spatial creation of set and costume designs, from The Conference of Birds (1979), The Cherry Orchard (1981), The Tempest (1990) and The Tragedy of Hamlet (2001). It documents, indicates and reflects how the stage director's spiritual evolution path culminated in the process of making the visual elements of the pieces symbolic, during the conception of the play and, through document analysis, points to the direction of his theater towards the holy theater defined by Brook. The main bibliographic references are: O Espaço Vazio, Fios do Tempo e A Porta Aberta
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.