• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-12112021-092748
Documento
Autor
Nome completo
Manfrin Manfrin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Martins, Ferdinando Crepalde (Presidente)
Jesus, Jaqueline Gomes de
Leal, Dodi Tavares Borges
Título em português
Práxis desobediente da cena: Percurso de corpos travestigêneres nas artes cênicas brasileiras do século XXI
Palavras-chave em português
Artes cênicas
corpos não-binários
performance
performance de gênero
transgeneridade
Resumo em português
Nesta dissertação, proponho, a partir de um processo teórico-prático, a identificação e a elaboração reflexiva de uma prática artística cênica, aqui entendida como desobediente. Registrando o percurso artístico e histórico de artistas transgêneras das artes cênicas no Brasil no século XXI, em paralelo, também analisarei o processo de criação do meu solo autobiográfico, fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO: Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos , dramaturgia escrita sobre meu processo de transição de gênero. A primeira fase da dissertação tem início com o estudo epistemológico da relação entre corpo, sexualidade e performance, tendo, como referência, os trabalhos abarcados nos estudos de gênero decoloniais, na teoria queer e nos estudos da performance, utilizando, como referência historiográfica, um dos grupos precursores de práticas desobedientes no Brasil: Dzi Croquettes. Em um segundo momento, a pesquisa empreende aspectos da leitura cartográfica, da reconstrução histórica e da análise de obras e trajetórias das artistas brasileiras transgêneras e não-binárias nas artes cênicas do século XXI, por meio da coleta de dados, catalogação e análise de conteúdo de obras e comparativa. Todo este material será aqui apresentado através da 1ª Cartografia Artística Brasil~Trans 2020, situada no capítulo 2. Por fim, propõem-se dois capítulos a respeito de minha experiência performática, resultante de procedimentos de pesquisa participante (experiências performáticas), por meio de duas residências artísticas, realizadas na cidade de São Paulo (SP), com os coletivos Macaquinhos e Improváveis Produções, mapeando as perspectivas desobedientes presentes nesses trabalhos e a análise de minha própria dramaturgia, fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO: Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos (2019), da Coletiva Profanas. Por meio dessas ações, delineia-se um possível panorama da linguagem desobediente e do processo histórico artístico dos corpos travestigêneres brasileiros do século XXI, evidenciando a inserção desses corpos nas estruturas do campo artístico da estética contemporânea.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
gender performance
non-binary bodies
performance
Performing arts
transgenerity transgenerity
Resumo em inglês
In this dissertation I introduce , through a theoretical-practical process, the identification and reflexive elaboration of a scenic artistic practice, identified here as disobedient. At the same time, recording the artistic and historical path of transgender artists of the performing arts in Brazil in the 21st century, I will also analyze the process of creating my autobiographical solo, fRuTaS&tRaNs-GRESS: Stories for Tangerines and Mackerels, dramaturgy written about my gender transition process. The first part of the dissertation begins with the epistemological study of the relationship among body, sexuality and performance, having, as reference, the works included in the Studies of Decolonial Gender, queer theory and performance studies, using, as a historiographical reference, one of the precursor groups of disobedient practices in Brazil: the Dzi Croquettes. In a second moment, the research underlines aspects of cartographic reading, historical reconstruction and the analysis of works and trajectories of transgenic and non-binary Brazilian artists in the performing arts of the 21st century, through data collection, cataloguing and content analysis of works and comparisons. All this material here will be presented through the 1st Artistic Cartography Brazil~Trans 2020. Finally, in the two last chapters I talk about my performance experience, resulting from my participation to performances in two artistic residencies in the city of São Paulo (SP) with the collectives Macaquinhos and Unlikely Produções. I map the disobedient perspectives present in these works and analyze my own dramaturgy, fRuTaS&tRaNs-GRES: Stories for Tangerines and Marine Mackerels (2019) , of the Profane Collective.Through these actions, a possible panorama of the disobedient language and artistic historical process of the Brazilian transvestite bodies of the 21st century is outlined, evidencing the insertion of these bodies in the structures of the artistic field of contemporary aesthetics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-11-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.