• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-12112021-092748
Documento
Autor
Nombre completo
Manfrin Manfrin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Martins, Ferdinando Crepalde (Presidente)
Jesus, Jaqueline Gomes de
Leal, Dodi Tavares Borges
Título en portugués
Práxis desobediente da cena: Percurso de corpos travestigêneres nas artes cênicas brasileiras do século XXI
Palabras clave en portugués
Artes cênicas
corpos não-binários
performance
performance de gênero
transgeneridade
Resumen en portugués
Nesta dissertação, proponho, a partir de um processo teórico-prático, a identificação e a elaboração reflexiva de uma prática artística cênica, aqui entendida como desobediente. Registrando o percurso artístico e histórico de artistas transgêneras das artes cênicas no Brasil no século XXI, em paralelo, também analisarei o processo de criação do meu solo autobiográfico, fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO: Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos , dramaturgia escrita sobre meu processo de transição de gênero. A primeira fase da dissertação tem início com o estudo epistemológico da relação entre corpo, sexualidade e performance, tendo, como referência, os trabalhos abarcados nos estudos de gênero decoloniais, na teoria queer e nos estudos da performance, utilizando, como referência historiográfica, um dos grupos precursores de práticas desobedientes no Brasil: Dzi Croquettes. Em um segundo momento, a pesquisa empreende aspectos da leitura cartográfica, da reconstrução histórica e da análise de obras e trajetórias das artistas brasileiras transgêneras e não-binárias nas artes cênicas do século XXI, por meio da coleta de dados, catalogação e análise de conteúdo de obras e comparativa. Todo este material será aqui apresentado através da 1ª Cartografia Artística Brasil~Trans 2020, situada no capítulo 2. Por fim, propõem-se dois capítulos a respeito de minha experiência performática, resultante de procedimentos de pesquisa participante (experiências performáticas), por meio de duas residências artísticas, realizadas na cidade de São Paulo (SP), com os coletivos Macaquinhos e Improváveis Produções, mapeando as perspectivas desobedientes presentes nesses trabalhos e a análise de minha própria dramaturgia, fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO: Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos (2019), da Coletiva Profanas. Por meio dessas ações, delineia-se um possível panorama da linguagem desobediente e do processo histórico artístico dos corpos travestigêneres brasileiros do século XXI, evidenciando a inserção desses corpos nas estruturas do campo artístico da estética contemporânea.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
gender performance
non-binary bodies
performance
Performing arts
transgenerity transgenerity
Resumen en inglés
In this dissertation I introduce , through a theoretical-practical process, the identification and reflexive elaboration of a scenic artistic practice, identified here as disobedient. At the same time, recording the artistic and historical path of transgender artists of the performing arts in Brazil in the 21st century, I will also analyze the process of creating my autobiographical solo, fRuTaS&tRaNs-GRESS: Stories for Tangerines and Mackerels, dramaturgy written about my gender transition process. The first part of the dissertation begins with the epistemological study of the relationship among body, sexuality and performance, having, as reference, the works included in the Studies of Decolonial Gender, queer theory and performance studies, using, as a historiographical reference, one of the precursor groups of disobedient practices in Brazil: the Dzi Croquettes. In a second moment, the research underlines aspects of cartographic reading, historical reconstruction and the analysis of works and trajectories of transgenic and non-binary Brazilian artists in the performing arts of the 21st century, through data collection, cataloguing and content analysis of works and comparisons. All this material here will be presented through the 1st Artistic Cartography Brazil~Trans 2020. Finally, in the two last chapters I talk about my performance experience, resulting from my participation to performances in two artistic residencies in the city of São Paulo (SP) with the collectives Macaquinhos and Unlikely Produções. I map the disobedient perspectives present in these works and analyze my own dramaturgy, fRuTaS&tRaNs-GRES: Stories for Tangerines and Marine Mackerels (2019) , of the Profane Collective.Through these actions, a possible panorama of the disobedient language and artistic historical process of the Brazilian transvestite bodies of the 21st century is outlined, evidencing the insertion of these bodies in the structures of the artistic field of contemporary aesthetics.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-11-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.