• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2018.tde-12072018-172745
Documento
Autor
Nombre completo
Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Presidente)
Ramos, Luiz Fernando
Borges, Cristian da Silva
Katz, Helena Tânia
Salles, Cecília Almeida
Título en portugués
Arquiteturas do Risco e do Inesperado: Derivas Documentárias e Dramáticas Fraturadas na Cena Paulistana Contemporânea
Palabras clave en portugués
Cena Paulistana Contemporânea
Documentário Cênico
Novas Dramaturgias
Performances Urbanas
Teatro de Grupo
Resumen en portugués
A tese investiga a produção textual e o trabalho de grupos de teatro sediados na Cidade de São Paulo que venho documentando desde 2006: Teatro da Vertigem, Os Satyros, Os Fofos Encenam, Grupo XIX de Teatro, Companhia Livre, Club Noir, Companhia Estável e Teatro Kunyn, entre outros. Uma das metas deste projeto de pesquisa foi construir um panorama da diversidade e da efervescência da cena paulistana contemporânea, que, nas últimas décadas, atravessa um momento de extrema vitalidade. Como documentarista da cena e também como dramaturgo, tenho interagido artisticamente com essas companhias e meu objetivo foi analisar as dramáticas dos espetáculos, as escrituras dramatúrgicas das criações coletivas, frequentemente deflagradas por processos colaborativos. Após estudar a base teórica de cada coletivo, investiguei como essas influências se capilarizaram na trajetória dos grupos e como tudo foi decantando no texto, gerando dramaturgias fraturadas, atravessadas por rastros processuais, por improvisações e workshops criados a partir de pesquisas e de depoimentos pessoais, por fissuras interativas na recepção do público e por brechas escancaradas à performatividade do elenco e à imponderabilidade do espaço urbano. Também analisei as construções narrativas dos filmes realizados em parceria com as companhias, focalizando os diferentes diálogos e a hibridação da linguagem do teatro com a do cinema, e vice-versa.
Título en inglés
Architectures of Risk and Unexpectedness: Documentary Drifts and Fractured Dramatics in São Paulo's Contemporary Scene
Palabras clave en inglés
Contemporary São Paulo Scene
New Dramaturgies
Theater Collectives
Theater Documentary
Urban Performances
Resumen en inglés
This thesis investigates the text production and the work of theater companies based in the city of São Paulo which I have been documenting since 2006: Teatro da Vertigem, Os Satyros, Os Fofos Encenam, Grupo XIX de Teatro, Companhia Livre, Club Noir, Companhia Estável and Teatro Kunyn, among others. One of the aims of this research project is to compose a panorama of the diverse and effervescent contemporary São Paulo scene, which has been bursting with vitality for the past few decades. As a stage documentarian and a playwright, I have interacted with these companies with an artist's outlook so as to analyze the dramatic aspects of their final productions and the collective creations in playwriting often sparked by collaborative processes. After studying the theoretical foundation of each group, I set out to investigate how those influences permeated the group's history and how they were decanted into text, generating fractured dramaturgies marked by traces of creative processes, by improvisation and workshops derived from research and personal testimonies, by interactive cracks in the public's response and by the wide possibilities opened to the cast's performance and the unpredictability of the urban setting. I have also analyzed the narrative structure of films made in partnership with these companies, focusing on the different dialogues and on the hybridization of the theatrical and cinematic languages.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.