• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12042023-111624
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Dias Cardoso Lindo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Presidente)
Campos, Norma Discini de
Ladeira, Juliana Coelho de Souza
Título en portugués
Museu Autobiográfico: Abismo e Punctum
Palabras clave en portugués
abismo e punctum
biografema
hiperbiografema
semiótica e psicanálise
teatro contemporâneo
Resumen en portugués
O núcleo central deste trabalho é a análise de uma performance de museus pessoais proposta pela pesquisadora Janaina Leite, Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino. Com base na noção de abismo relacionada à expressão l'abîme d'abjection (o abismo da abjeção) de Julia Kristeva, defini o termo pratica abissal para a operação analítica e crítica do objeto. A noção é relacionada a imagens de extase e aproximada do conceito de exotopia (lugar de fora) definido por M. Bakhtin. Ao longo do estudo, são realizadas articulações de meu trabalho enquanto performer no processo às reflexões da propositora e diretora Janaina Leite. Minhas experiências corporais nesse núcleo de criação são aprofundadas a partir de três conceitos fundamentais de Roland Barthes: escritura, biografema e punctum. Ressalto que uma parte fundamental do processo, o museu pessoal, opera por biografemas e que a constituição da dramaturgia final é um hiperbiografema, já que se trata de um processamento de traços biográficos e outras literaturas via hipertexto. Para a análise, também me baseio na semiótica discursiva de linha francesa, utilizando aportes conceituais de Norma Discini e Waldir Beividas.
Título en inglés
Autobiographical Museum: Abyss and Punctum
Palabras clave en inglés
abyss and punctum
biographeme
contemporary theater
hyperbiographeme
semiotics and psychoanalysis
Resumen en inglés
The core of this work is the analysis of a performance of personal museums proposed by the researcher Janaina Leite, Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino. Based on the notion of abyss related to the expression l'abîme d'abjection (the abyss of abjection) by Julia Kristeva, I defined the term abyssal practice for the analytical and critical operation of the object. The notion is related to images of ecstasy and approximated to the concept of exotopy (outside position) defined by M. Bakhtin. Throughout the study, articulations of my work as a performer in the process are made to the reflections of the proposer and director Janaina Leite. My corporeal experiences in this core of creation are deepened from three fundamental concepts of Roland Barthes: writing, biographeme and punctum. I emphasize that a fundamental part of the process, the personal museum, operates by biographemes and that the constitution of the final dramaturgy is a hyperbiographeme, since it is a processing of biographical traits and other literature via hypertext. For the analysis, I also base myself on French discursive semiotics, using conceptual contributions from Norma Discini and Waldir Beividas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.