• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-115909
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Moacyr Ramos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Pereira, Sayonara Sousa (Président)
Lourenço, Robson
Dantas, Mônica Fagundes
Paludo, Luciana
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
Titre en portugais
Análise Coreológica na criação de dança a partir dos solos do Grupo Húmus - UFS
Mots-clés en portugais
Composição Coreográfica
Coreologia
Corpo na Cena
Grupo Húmus
Resumé en portugais
Este trabalho proporciona, em um primeiro momento, reflexões sobre os movimentos do corpo na cena, especialmente na dança, a partir das pesquisas realizadas com o Grupo Húmus de Pesquisa e Dança, formado por alunos do Departamento de Dança da UFS. Apresentamos um diálogo conceitual e analítico sobre o corpo, a dança, o movimento e a arte sob a perspectiva de uma visão coreológica, teorizada e conceituada por Rudolf Laban (1879-1958). Esta tese tenta estabelecer, a partir de conceito e teoria entre vários autores e pesquisadores, diálogos que apresentem outras maneiras de analisar dança. A complexidade do corpo, com suas emoções, ações, técnicas e história que se dilatam e criam interfaces que se revelam na construção da linguagem artística da dança. Criamos recursos/estímulos para dar ferramentas ao dançarino, através do resgate de memórias afetivas e emoções pregressas, situada em contextos contemporâneo da dança. Em um segundo momento, dialogamos e analisamos com os intérpretes-criadores o resultado de suas composições nas diferentes partituras coreográficas, criadas a partir das reflexões, discussões e debates, sobre os experimentos dos diferentes processos pela ótica da coreologia, onde autores como: Rudolf Laban, Valerie Preston-Dunlop, Ciane Fernandes, Rosa Hercoles, Maria Knebel, Luiz Fernando Ramos, Sayonara Pereira, entre outros, que dialogam com a pesquisa. Utilizamos também o sistema Stanislavski. No final de algumas seções, o leitor encontrará exercícios realizados durante o processo de pesquisa.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Choreographic Composition
Choreology
Húmus dance Group
The Body in the Scene
Resumé en anglais
This work provides, at first, reflections on the movements of the body in the scene, especially in dance, from the research conducted with the Grupo Húmus de Pesquisa e Dança, formed by students from the Dance Department of the UFS. We present a conceptual and analytical dialogue about the body, dance, movement and art from the perspective of a choreologic vision, theorized and conceptualized by Rudolf Laban (1879-1958). Throughout the work we perceive the intriguing and instigating complexity of the body, with its emotions, feelings, actions, techniques and history that are dilated and create interfaces that reveal themselves in the construction of the artistic language of dance. To this end, we used resources/stimuli used in the preparation of the dancer, which includes the rescue of affective memories and previous emotions, situated in contemporary dance contexts. In a second moment we dialogue and analyze with the dancers, the result of their compositions in the different choreographic scores, created from the reflections, discussions and debates, on the experiments of the different processes, analyzed from the perspective of choreography, where authors such as: Rudolf Laban, Valerie Preston-Dunlop, Ciane Fernandes, Rosa Hercoles, Maria Knebel, Luiz Fernando Ramos, Sayonara Pereira, among others dialogue with the research. The Stanislavski system was also used. At the end of some chapters the reader will find exercises performed during the research process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.