• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-115909
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Moacyr Ramos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Pereira, Sayonara Sousa (Presidente)
Lourenço, Robson
Dantas, Mônica Fagundes
Paludo, Luciana
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
Título en portugués
Análise Coreológica na criação de dança a partir dos solos do Grupo Húmus - UFS
Palabras clave en portugués
Composição Coreográfica
Coreologia
Corpo na Cena
Grupo Húmus
Resumen en portugués
Este trabalho proporciona, em um primeiro momento, reflexões sobre os movimentos do corpo na cena, especialmente na dança, a partir das pesquisas realizadas com o Grupo Húmus de Pesquisa e Dança, formado por alunos do Departamento de Dança da UFS. Apresentamos um diálogo conceitual e analítico sobre o corpo, a dança, o movimento e a arte sob a perspectiva de uma visão coreológica, teorizada e conceituada por Rudolf Laban (1879-1958). Esta tese tenta estabelecer, a partir de conceito e teoria entre vários autores e pesquisadores, diálogos que apresentem outras maneiras de analisar dança. A complexidade do corpo, com suas emoções, ações, técnicas e história que se dilatam e criam interfaces que se revelam na construção da linguagem artística da dança. Criamos recursos/estímulos para dar ferramentas ao dançarino, através do resgate de memórias afetivas e emoções pregressas, situada em contextos contemporâneo da dança. Em um segundo momento, dialogamos e analisamos com os intérpretes-criadores o resultado de suas composições nas diferentes partituras coreográficas, criadas a partir das reflexões, discussões e debates, sobre os experimentos dos diferentes processos pela ótica da coreologia, onde autores como: Rudolf Laban, Valerie Preston-Dunlop, Ciane Fernandes, Rosa Hercoles, Maria Knebel, Luiz Fernando Ramos, Sayonara Pereira, entre outros, que dialogam com a pesquisa. Utilizamos também o sistema Stanislavski. No final de algumas seções, o leitor encontrará exercícios realizados durante o processo de pesquisa.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Choreographic Composition
Choreology
Húmus dance Group
The Body in the Scene
Resumen en inglés
This work provides, at first, reflections on the movements of the body in the scene, especially in dance, from the research conducted with the Grupo Húmus de Pesquisa e Dança, formed by students from the Dance Department of the UFS. We present a conceptual and analytical dialogue about the body, dance, movement and art from the perspective of a choreologic vision, theorized and conceptualized by Rudolf Laban (1879-1958). Throughout the work we perceive the intriguing and instigating complexity of the body, with its emotions, feelings, actions, techniques and history that are dilated and create interfaces that reveal themselves in the construction of the artistic language of dance. To this end, we used resources/stimuli used in the preparation of the dancer, which includes the rescue of affective memories and previous emotions, situated in contemporary dance contexts. In a second moment we dialogue and analyze with the dancers, the result of their compositions in the different choreographic scores, created from the reflections, discussions and debates, on the experiments of the different processes, analyzed from the perspective of choreography, where authors such as: Rudolf Laban, Valerie Preston-Dunlop, Ciane Fernandes, Rosa Hercoles, Maria Knebel, Luiz Fernando Ramos, Sayonara Pereira, among others dialogue with the research. The Stanislavski system was also used. At the end of some chapters the reader will find exercises performed during the research process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.