• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-11012023-171933
Documento
Autor
Nome completo
Jonas Karlos de Souza Feitoza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Moura, Lino Daniel Evangelista
Nadai, Carolina Camargo de
Rengel, Lenira Peral
Título em português
Transrelações dos corpos na dança: objetos e dançarinos em cocriação
Palavras-chave em português
Cocondução
Corpo
Dança
Objetos
Transrelação
Resumo em português
Esta pesquisa propõe que objetos e dançarinos a partir de um sistema de relações coreografam criações em dança de modo codependente. Destaca-se na tese a particular relação comunicacional, estética e histórica entre objeto e dançarinos, mas também, a fricção inusitada entre a dança de salão e os estudos contemporâneos em dança. Algumas propostas coreográficas que trazem em suas criações modos de existência dos objetos na cena foram selecionadas para compor esta pesquisa por apresentarem condições relevantes para expandirmos as noções acerca da relação dos corpos, são elas: a Cia Os Dois de Dança (RJ), o Grupo Musicanoar (SP), solos da Susanne Linke e Reinhild Hoffmann . Minhas criações artísticas atravessadas pelas perspectivações do corpo na cena propõem modos de compreender ações coletivas no fazer da dança. Defendo que cada corpo escolhido (distintos objetos, materiais e corpos dançantes) para uma composição em dança atua na criação da obra. O fazer artístico no contexto acadêmico tem me proporcionado construir coletivamente a ideia de transrelações estabelecidas quando nos propomos a interagir com objetos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa partiram de vivências instigadas nos componentes Estudos Contemporâneos em Dança e Improvisação em Dança, com estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A contribuição desta proposta de pesquisa para área das Artes Cênicas resulta de um singular trânsito entre minhas atividades artísticopedagógicas, emergiram da necessidade de elucidar modos de operação dos corpos (objetos/dançarinos) por políticas de relações mútuas.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Body
Co-conduction
Dance
Objects
Transrelationship
Resumo em inglês
This research aims to create a dance system in which dancers and objects choreograph in a codependent way. The main highlight of this study is related to the relationship between objects and dancers from a communicational, aesthetic and historical perspective, and also, from an unused friction between ballroom dancing and contemporary dance studies. Some choreographics proposals were selected as important pieces to be presented and discussed here in terms of how the objects behave in these works. It was found that these works bring a new way of existence to the objects in the scene. The dance artists and groups are: Cia Os Dois de Dança (RJ), Grupo Musicanoar (SP) and solos pieces by Susanne Linke and Reinhild Hoffmann . The pieces of the groups which were selected to compose this thesis dialogue directly and deeply with the way I think and propose the pedagogical way of creating dance in collaboration with each other. I advocate that each body chosen by this research (the different objects, materials and dancers) are part of the composition, they are really acting for the dancing creation. Artistic work in the academic context gives me the opportunity to formulate the concepts of transrelationships and its ideas collectively, and it is related to when and how we interact with objects. The methodology of this research and its procedures comes from experiences urged at the Disciplines (Components): Contemporary Studies in Dance and Improvisation in Dance, with students of Dance's Degree at the Federal University of Sergipe (UFS). The contribution of this research proposal to the Performing Arts is the result of a unique transit between my artistic and pedagogical activities. It comes from the aim of clarifying the way bodies (objects and dancers) work in reciprocity, in how they work to create mutual relations policies.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.