• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-11012023-171933
Documento
Autor
Nombre completo
Jonas Karlos de Souza Feitoza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Moura, Lino Daniel Evangelista
Nadai, Carolina Camargo de
Rengel, Lenira Peral
Título en portugués
Transrelações dos corpos na dança: objetos e dançarinos em cocriação
Palabras clave en portugués
Cocondução
Corpo
Dança
Objetos
Transrelação
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe que objetos e dançarinos a partir de um sistema de relações coreografam criações em dança de modo codependente. Destaca-se na tese a particular relação comunicacional, estética e histórica entre objeto e dançarinos, mas também, a fricção inusitada entre a dança de salão e os estudos contemporâneos em dança. Algumas propostas coreográficas que trazem em suas criações modos de existência dos objetos na cena foram selecionadas para compor esta pesquisa por apresentarem condições relevantes para expandirmos as noções acerca da relação dos corpos, são elas: a Cia Os Dois de Dança (RJ), o Grupo Musicanoar (SP), solos da Susanne Linke e Reinhild Hoffmann . Minhas criações artísticas atravessadas pelas perspectivações do corpo na cena propõem modos de compreender ações coletivas no fazer da dança. Defendo que cada corpo escolhido (distintos objetos, materiais e corpos dançantes) para uma composição em dança atua na criação da obra. O fazer artístico no contexto acadêmico tem me proporcionado construir coletivamente a ideia de transrelações estabelecidas quando nos propomos a interagir com objetos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa partiram de vivências instigadas nos componentes Estudos Contemporâneos em Dança e Improvisação em Dança, com estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A contribuição desta proposta de pesquisa para área das Artes Cênicas resulta de um singular trânsito entre minhas atividades artísticopedagógicas, emergiram da necessidade de elucidar modos de operação dos corpos (objetos/dançarinos) por políticas de relações mútuas.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Body
Co-conduction
Dance
Objects
Transrelationship
Resumen en inglés
This research aims to create a dance system in which dancers and objects choreograph in a codependent way. The main highlight of this study is related to the relationship between objects and dancers from a communicational, aesthetic and historical perspective, and also, from an unused friction between ballroom dancing and contemporary dance studies. Some choreographics proposals were selected as important pieces to be presented and discussed here in terms of how the objects behave in these works. It was found that these works bring a new way of existence to the objects in the scene. The dance artists and groups are: Cia Os Dois de Dança (RJ), Grupo Musicanoar (SP) and solos pieces by Susanne Linke and Reinhild Hoffmann . The pieces of the groups which were selected to compose this thesis dialogue directly and deeply with the way I think and propose the pedagogical way of creating dance in collaboration with each other. I advocate that each body chosen by this research (the different objects, materials and dancers) are part of the composition, they are really acting for the dancing creation. Artistic work in the academic context gives me the opportunity to formulate the concepts of transrelationships and its ideas collectively, and it is related to when and how we interact with objects. The methodology of this research and its procedures comes from experiences urged at the Disciplines (Components): Contemporary Studies in Dance and Improvisation in Dance, with students of Dance's Degree at the Federal University of Sergipe (UFS). The contribution of this research proposal to the Performing Arts is the result of a unique transit between my artistic and pedagogical activities. It comes from the aim of clarifying the way bodies (objects and dancers) work in reciprocity, in how they work to create mutual relations policies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.