• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-10082023-132534
Documento
Autor
Nome completo
Agenor Bevilacqua Sobrinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Betti, Maria Silvia (Presidente)
Martins, José Batista Dal Farra
Guerra, Marco Antonio
Kanamaru, Antonio Takao
Puglia, Daniel
Título em português
Atualidade/utilidade do trabalho de Brecht: uma abordagem a partir do estudo de quatro personagens femininas [A mãe (1931), A alma boa de Setsuan (1938-1940), O círculo de giz caucasiano (1943-1945) e O processo de Joana D 'Are em Rouen, 1431 (1952)].
Palavras-chave em português
Bertolt Brecht
ideologias: datação-descarte-descaracterização
personagens femininas
teatro épico
teatro político
teatro pós-dramático
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar a atualidade/utilidade da obra do escritor e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), particularmente enfatizando 4 textos dramatúrgicos e suas personagens femininas [A mãe (1931), A alma boa de Setsuan (1938-1940), O círculo de giz caucasiano (1943-1945) e O processo de Joana D'Arc em Rouen, 1431 (1952)]. Ademais, como o trabalho de Brecht é endereçado no sentido de desvelar os mecanismos de dominação e reproduções sociais, produzindo uma critica radical à sociedade, procuramos identificar os mecanismos ideológicos presentes nas intervenções (Lehmann, 2009; Wright, 1989) que, de maneira explícita ou enviesada, adotam o discurso ideológico da "datação" (e/ou seus correlatos) de obras teatrais para descartá-las como supostamente ultrapassadas e esvaziá-las de seu potencial transformador.
Título em inglês
The topicality/usefulness of the German writer and dramatist Bertolt Brecht's work: an approach from the study of four female characters [The Mother (1931), The Good Person of Szeehwan (1938-1940), The Caueasian Chalk Cirele (1943-1945) and The Triai of Joan of Are at Rouen, 1431 (1952)].
Palavras-chave em inglês
Bertolt Brecht
epic theater
female characters, postdramatic theater
ideologies: of "datedness" - discard-mischaracterization
political theater
Resumo em inglês
This research aims to demonstrate the topicality/usefulness of the German writer and dramatist Bertolt Brecht's work (1898-1956), particularly emphasizing 4 theater plays and their female characters [The Mother (1931), The Good Person of Szeehwan (1938-1940), The Caueasian Chalk Cirele (1943-1945) and The Triai of Joan of Are at Rouen, 1431 (1952)]. Furthermore, as Brecht's work is addressed in order to reveal the mechanisms of domination and social reproduction, producing a radical critique of society, we try to identify the ideological mechanisms present in interventions (Lehmann, 2009; Wright, 1989) which, explicitly or in oblique ways, adopt the ideological discourse of "datedness" (and / or related) of theatrical to discard them as supposedly outdated and empty them of their transformative potential.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.