• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-10072023-101852
Document
Auteur
Nom complet
Edna Maria do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Costa, Felisberto Sabino da (Président)
Ramos, Marcelo Moacyr
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Viana, Fausto Roberto Poço
Titre en portugais
O figurino do espetáculo Saurê: registros de uma baianidade diaspórica Salvador/BA
Mots-clés en portugais
Ancestralidade
Baianidade
Cultura Material
Diáspora
Figurino
Identidade
Treco. Documento
Resumé en portugais
Este trabalho teve como objetivo analisar o figurino do espetáculo Saurê, concebido pelo artista J. Cunha, em 1982, na cidade de Salvador/Ba. Estudar o traje de cena de um espetáculo é fazer o registro e a análise dos elementos imbricados na sua composição, que vão além da materialidade. Embora o traje seja classificado como cultura material, esses elementos, para além da materialidade, são indissociáveis do processo criativo. Assim, utilizamos a definição mais abrangente desses aspectos e chegamos a treco; portanto, o figurino também se denomina de coisa, de troço, etc. Esta concepção tornou-se fundamental, sobretudo, na análise de um figurino feito para a dança, no qual há a complexidade da inter-relação da vestimenta com o corpo; desse modo, a análise da composição das peças não poderia suprimir a importância do movimento da dança que seria realizada. Inferindo-se que a cultura material é treco, utilizar o traje de cena como fonte documental proporciona análises sobre questões sociais, políticas, estéticas e identitárias. Neste sentido, ao percebermos a intensificação das produções com a temática afro, sobretudo na década de 1970, reflexo do ideal de modernidade semeado desde início de 1920, resolvemos analisar o figurino do espetáculo Saurê, no intuito de elucidar o propósito das características afros presentes na composição da vestimenta. Visamos a analisar se o figurino consistia em um reflexo das ações políticas de criação da identidade regional, incentivadas principalmente para o crescimento do turismo, ou se essas características seriam resultado do processo de amadurecimento da compreensão da identidade baiana, que tinha como base a valorização da ancestralidade, o respeito às culturas e povos originários. A esta vertente denominamos de baianidade diaspórica.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Ancestry
Baianidade
Dancewear
Diaspora
Document
Identity
Material Culture
Stuff
Resumé en anglais
This dissertation aims to analyze the costume of the performance Saurê, created by J. Cunha in 1982 in the city of Salvador, Bahia, Brazil. The study of a performance dancewear includes the register and analysis of its makeup process which goes beyond the material elements, even though the costume itself is part of the material culture. Given that these elements cannot be separated from the creative process, we relied upon a broader definition using the term treco (stuff) coined by Miller (2013); therefore, the costume can also be labelled thing, gadget, etc. This definition became crucial, particularly in the analysis of a performance dancewear that presents a complex interconnection between the costume and the body. Consequently, the analysis of the costume makeup should not suppress the importance of the dance moves. Drawing upon an understanding of material culture as stuff and of dancewear as a documental source we can analyze its social, political, aesthetic and identity aspects. Therefore, when we perceived the growing production of performances with the thematic afro - particularly during the 1970s that built up on the ideal of modernity spread in the early 1920s - we decided to analyze the Saurê dancewear aiming to highlight the meaning of its afro features. In this study, we examine whether the costume reflected political actions aimed at creating a regional identity to increase tourism or if it resulted from the maturation of the Bahian identity based on the valorization of ancestry and respect for different cultures and native peoples - an approach known as diasporic baianidade.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-07-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.