• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-10072023-101852
Documento
Autor
Nombre completo
Edna Maria do Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Costa, Felisberto Sabino da (Presidente)
Ramos, Marcelo Moacyr
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Viana, Fausto Roberto Poço
Título en portugués
O figurino do espetáculo Saurê: registros de uma baianidade diaspórica Salvador/BA
Palabras clave en portugués
Ancestralidade
Baianidade
Cultura Material
Diáspora
Figurino
Identidade
Treco. Documento
Resumen en portugués
Este trabalho teve como objetivo analisar o figurino do espetáculo Saurê, concebido pelo artista J. Cunha, em 1982, na cidade de Salvador/Ba. Estudar o traje de cena de um espetáculo é fazer o registro e a análise dos elementos imbricados na sua composição, que vão além da materialidade. Embora o traje seja classificado como cultura material, esses elementos, para além da materialidade, são indissociáveis do processo criativo. Assim, utilizamos a definição mais abrangente desses aspectos e chegamos a treco; portanto, o figurino também se denomina de coisa, de troço, etc. Esta concepção tornou-se fundamental, sobretudo, na análise de um figurino feito para a dança, no qual há a complexidade da inter-relação da vestimenta com o corpo; desse modo, a análise da composição das peças não poderia suprimir a importância do movimento da dança que seria realizada. Inferindo-se que a cultura material é treco, utilizar o traje de cena como fonte documental proporciona análises sobre questões sociais, políticas, estéticas e identitárias. Neste sentido, ao percebermos a intensificação das produções com a temática afro, sobretudo na década de 1970, reflexo do ideal de modernidade semeado desde início de 1920, resolvemos analisar o figurino do espetáculo Saurê, no intuito de elucidar o propósito das características afros presentes na composição da vestimenta. Visamos a analisar se o figurino consistia em um reflexo das ações políticas de criação da identidade regional, incentivadas principalmente para o crescimento do turismo, ou se essas características seriam resultado do processo de amadurecimento da compreensão da identidade baiana, que tinha como base a valorização da ancestralidade, o respeito às culturas e povos originários. A esta vertente denominamos de baianidade diaspórica.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Ancestry
Baianidade
Dancewear
Diaspora
Document
Identity
Material Culture
Stuff
Resumen en inglés
This dissertation aims to analyze the costume of the performance Saurê, created by J. Cunha in 1982 in the city of Salvador, Bahia, Brazil. The study of a performance dancewear includes the register and analysis of its makeup process which goes beyond the material elements, even though the costume itself is part of the material culture. Given that these elements cannot be separated from the creative process, we relied upon a broader definition using the term treco (stuff) coined by Miller (2013); therefore, the costume can also be labelled thing, gadget, etc. This definition became crucial, particularly in the analysis of a performance dancewear that presents a complex interconnection between the costume and the body. Consequently, the analysis of the costume makeup should not suppress the importance of the dance moves. Drawing upon an understanding of material culture as stuff and of dancewear as a documental source we can analyze its social, political, aesthetic and identity aspects. Therefore, when we perceived the growing production of performances with the thematic afro - particularly during the 1970s that built up on the ideal of modernity spread in the early 1920s - we decided to analyze the Saurê dancewear aiming to highlight the meaning of its afro features. In this study, we examine whether the costume reflected political actions aimed at creating a regional identity to increase tourism or if it resulted from the maturation of the Bahian identity based on the valorization of ancestry and respect for different cultures and native peoples - an approach known as diasporic baianidade.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.