• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-10072023-095051
Documento
Autor
Nombre completo
David Ernesto Atencio Herrera
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Braga, Paula Priscila
Machado, Irene de Araujo
Solter, Andrés Grumann
Videira, Antonio Augusto Passos
Título en portugués
Teatro diagramático: o pensamento abstrato na prática do artista-cientista.
Palabras clave en portugués
Abstração
Arte e ciência
Diagrama
Epistemologia
Pensamento
Realismo
Vanguardas Artísticas
Resumen en portugués
A presente tese explora as dimensões abstratas do pensamento intuitivo, científico e artístico a fim de esboçar uma prática integrada do artista-cientista sobre o palco. Como dar forma a um teatro da abstração que garanta o vínculo entre arte e ciência? é a pergunta que mobiliza esta pesquisa. A partir da hipótese de que na passagem do século XIX para o século XX existiu uma mudança paradigmática que afetou as formas de como conceber a realidade, a tese aponta para uma relação epistêmica presente na prática dos cientistas e artistas modernos baseada na abstração. Essa forma de pensamento, prático e teórico, intelectual e sensível, configura um tipo de raciocínio lógico baseado em diagramas que, por meio de pontos e linhas, traça, rascunha e esboça, no papel e na mente, analogias com as quais desenvolvemos hipóteses e conclusões, dando forma a intuição. Sob a lógica diagramática, a pesquisa desenvolve o projeto Figura Humana, primeiro rascunho cênico do Teatro Diagramático, proposição original desta pesquisa que apresenta um caminho epistemológico e metodológico que vincula Arte e Ciência na busca das relações invisíveis presentes na realidade.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Abstraction
Art and science
Artistic Vanguards
Diagram
Epistemology
Realism
Thought
Resumen en inglés
This thesis explores the abstract dimensions of intuitive, scientific and artistic thinking in order to outline an integrated practice of the artist-scientist on stage. How to 'shape' a theater of abstraction that guarantees the link between art and science?' It is the question that guides this research. Based on the hypothesis that in the passage from the 19th to the 20th century there was a paradigm shift that affected the ways of conceiving reality, the thesis points to an epistemic relationship present in the practice of modern scientists and artists based on abstraction. This practical and theoretical, intellectual and sensitive, way of thinking guides a type of logical reasoning based on diagrams that, by means of points and lines, traces, sketches and draft, on paper and in the mind, analogies with which we develop hypotheses and conclusions, shaping intuition. Under the diagrammatic logic, the research develops the Figura Humana project, the first scenic draft of the Diagrammatic Theater, an original proposition of this research that presents an epistemological and methodological path that links Art and Science in the search for the invisible relationships present in reality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.