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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-10052022-155714
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Mecelis Rangel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur (Presidente)
Costas, Ana Maria Rodriguez
Oliveira, Jacyan Castilho de
Título em português
Som-movimento em relações na dança: um estudo a partir dos processos da Cia Oito Nova Dança
Palavras-chave em português
Dança. Interação som-movimento
Embodied Music Cognition
Embodiment
Percepção-ação
Processos cênicos
Resumo em português
A presente dissertação discute as relações entre sons e movimentos corporais, a partir da perspectiva da organização de obras cênicas e da perspectiva do trabalho de dançarinas e dançarinos, mediada por processos de percepção. Reflete sobre a noção de musicalidade em trabalhos cênicos e apresenta alguns elementos de análise da criação de ritmo, música e sonorização nesse contexto. Considerando que determinados pensamentos e práticas contemporâneas em dança configuram relações, ora mais, ora menos estáveis, porosas, elásticas, provisórias entre sons e movimentos corporais, este trabalho também dialoga com a conceituação do filósofo Michel Bernard sobre processos perceptivos e as abordagens da percepção-ação e cognição musical corporalizada (embodied music cognition), do musicólogo Marc Leman, sendo um exercício inicial de aproximação com os aspectos levantados sobre as relações entre música e dança. Além disso, a presente investigação procura conhecer como o grupo paulistano Cia Oito Nova Dança elabora e pensa musicalidade e as interações som-movimento corporal em seus processos cênicos, consideradas como um eixo constitutivo de sua poética singular. Nesse sentido, apresenta depoimentos em forma de entrevista e registra, descreve e analisa procedimentos criativos e obras de dança desta companhia, com uma presença marcante na cena e na memória da dança de São Paulo, nos últimos 20 anos. Por fim, aponta a possibilidade de aprofundamento da investigação e de cruzamentos entre a abordagem da percepção-ação e a análise de obras cênicas, no que se refere às interações de sons e movimentos corporais e ao campo da dança.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Action oriented perception
Dance
Embodied Music Cognition
Embodiment
Scenic processes
Sound-movement interaction
Resumo em inglês
This dissertation discusses the relationship between body movement and sound from the viewpoint of the organization of the scenic works and from the viewpoint of the work of dancers, mediated by perception processes. It reflects on the notion of musicality in scenic works and presents some elements of analysis of the creation of rhythm, music and sound in this context. Considering that certain dance thoughts and practices conform, sometimes more, sometimes less, stable, porous, elastic, transitory relations between sounds and body movements, this investigation also dialogues with the philosopher Michel Bernard's conceptualization of perceptual processes and the approaches of action-perception and embodied music cognition, by musicologist Marc Leman, being an initial exercise to relate them with dance and music. In addition, this work seeks to comprehend how the group Cia Oito Nova Dança of São Paulo elaborates and understands musicality and interactions between body movement and sound in scenic processes as a constitutive axis of their poetics. In this sense, it presents interviews and registers, describes and analyzes creative procedures and dance works by this dance company, whose presence has been important in the last 20 years of dance context and memory in the city of São Paulo. Finally, this dissertation points to the possibility of deepening the investigation and new crossings between action-perception approache and the analysis of scenic works, with regard to the interactions of sounds and body movements and the dance studies.
 
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Data de Publicação
2022-05-10
 
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