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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-10032021-154720
Documento
Autor
Nome completo
Stênio Dias Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Martins, Ferdinando Crepalde (Presidente)
Mate, Alexandre Luiz
Silva, Mauricio Trindade da
Título em português
O que é público não é de vocês: A ATBC e os Modelos de Gestão dos Grupos de Teatro em São Paulo
Palavras-chave em português
Gestão
História do Teatro Brasileiro
Teatro de Grupo
Resumo em português
Esta dissertação trata da formação e consolidação de modelos de gestão de grupos e companhias teatrais da 1ª metade do século XX até o fim da década de 1960 com base em suas relações com entes públicos e privados desde a transição entre os grupos semiprofissionais, amadores e estudantis, passando pelas companhias que mantiveram sedes próprias - como o TBC - e que originaram outras a partir de artistas proeminentes saídos de suas bases - como as de Cacilda Becker, Nydia Lícia-Sergio Cardoso e de Tônia-Celi-Autran - trazendo seus desdobramentos até o momento atual, onde tais relações e seus possíveis alcances parecem ainda pouco estabelecidos, com ações teatrais sendo concretizadas através de uma dependência a leis e políticas tênues que podem ser interrompidas a qualquer momento. O objetivo deste trabalho é colocar as relações do teatro com o poder público em uma perspectiva histórica a partir do chamado "modelo TBC", que reconhecidamente suscitou uma nova perspectiva à profissionalização dos grupos de teatro no país ao fazer com que aqueles que saíram dessa companhia teatral pudessem replicar muitas de suas ações benéficas ao teatro - como investir na formação técnica dos atores, trazer novas ideias e pessoas influentes de alta excelência em suas funções no exterior para trabalhar com os profissionais locais - assim como alguns de seus vícios - como o financiamento público baseado principalmente em relações com o poder público ou nas leis de incentivo; o descaso quanto à captação de recursos complementares em outras fontes; o interesse predatório de entes privados sobre o fazer artístico e a cidade; e certa perda de sintonia com os desejos do público espectador e as demandas da classe teatral. Pretende-se assim explicitar o quanto esses mecanismos continuam se perpetuando pelos dias de hoje, fazendo com que o projeto de reabertura do TBC levado pela ATBC (Associação dos Amigos do TBC e do Teatro Brasileiro) possa se tornar uma nova possibilidade de se trabalhar artisticamente a partir de uma perspectiva de sustentabilidade diversa da que segue em voga. Para isso, este trabalho se referenciará a notícias de jornal do período em que o TBC manteve sua companhia ativa (1948-1964), além de trechos dos livros de Silveira (1976), Arruda (2001/2005), Pontes (2011), Lícia (2007). Guzik (1986), Barros de Almeida (1987), entre outros, além de histórias e relatos reunidos na revista Dionysos (1980) sobre o TBC.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Brazilian Theater History
Group Theater
Management
Resumo em inglês
This dissertation deals with the formation and consolidation of management models for theater groups and companies from the first half of the 20th century until the end of the 1960s based on their relationships with public and private entities since the transition between semiprofessional, amateur and student groups, to companies that have their own headquarters - such as TBC and other ones oiginated from prominent artists who left TBC, such as Cacilda Becker, Nydia Lícia-Sergio Cardoso and Tônia- Celi-Autran - bringing its developments until present times, where such relations and possible scope seem still poorly established, with theatrical actions being realized through a dependence on weak laws and policies that can be interrupted at any moment. The aim of this work is to put the relations of the theater with the public power in a historical perspective from the so-called "TBC model", which admittedly gave rise to a new perspective to the professionalization of theater groups in the country by making those who left this theater company replicate many of its positive actions toward theater - like investing on technical training for actors, bringing new ideas and influences of high excellence from abroad to work with local professionals - as well as some of its vices - such as public funding based primarily on relations with the public power, or on incentive laws; disregard for the collection of complementary funding from other sources; the predatory interest of the private sector over the artistic work and the city; and a certain loss of attunement to the desires of the spectators and the demands of the theater class. The objective is to explain how these mechanisms continue to be perpetuated today, making the project to reopen TBC held by ATBC (Association of Friends of TBC and Brazilian Theater) become a new possibility for a sustainable work from a different perspective to the one in trend nowadays. To that end, this work will refer to newspaper reports from the period in which TBC maintained its company on action (1948-1964), as well as excerpts from the books by Silveira (1976), Arruda (2001/2005), Pontes (2011), Lícia (2007). Guzik (1986), Barros de Almeida (1987), among others, with stories and narrations gathered in the magazine Dionysos (1980) about TBC.
 
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StenioDiasRamosVC.pdf (4.54 Mbytes)
Data de Publicação
2021-03-10
 
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